O deputado Sérgio Aguiar (PDT) informou, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta sexta-feira (04/11), que pretende lançar candidatura para a Presidência da Assembleia Legislativa. “Quero aqui firmar um compromisso de fomentar o debate com a sociedade acerca de temas que são de interesse público”, ressaltou.
A eleição para a presidência da Assembleia e da nova mesa diretora, de acordo com o regimento interno, pode ser na última sessão deste ano ou na primeira sessão de 2017. O atual presidente, deputado Zezinho Albuquerque, também pleiteia a reeleição. Os dois fazem parte da base de apoio do governador Camilo Santana e estão procurando conversar com os colegas, em busca de apoio.
Ao fazer seu pronunciamento, Sérgio Aguiar destacou sua formação acadêmica dele como economista, administrador e advogado, e seu Mestrado em Gestão Pública e Modernização Administrativa, lembrou que presidiu as comissões de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços e de Constituição Justiça e Redação. Destacou também que foi procurador parlamentar da AL, além de conselheiro do Fundo Estadual de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID) e do Conselho de Turismo do Ceará.
Em aparte, o deputado Carlos Felipe (PCdoB) ressaltou que o parlamentar tem honradez, compromisso e vontade de contribuir com a história da Assembleia. Já o deputado Ely Aguiar (PSDC) afirmou que a Casa precisa ter determinação e eleger uma chapa para a Mesa Diretora independente do Governo do Estado.
A deputada Dra. Silvana (PMDB) parabenizou o parlamentar e salientou sua força e perseverança. O deputado Joaquim Noronha (PP) disse que “o parlamentar tem legitimidade, tradição política na família e competência”.
O deputado Audic Mota (PMDB) acrescentou que a candidatura demonstra a independência do Parlamento. “Está usando um direito de propor e se colocar à disposição. Agora temos dois pré-candidatos da mesma base, e isso dá respeito ao Parlamento cearense”, salientou.