Prefeitura de Independência promove ações de conscientização sobre coleta seletiva no bairro Cohab
Prefeitura de Independência promove ações de conscientização sobre coleta seletiva no bairro Cohab
previous arrow
next arrow
Banner
Notícias Política

Deputado Sérgio Aguiar apresenta projeto de Lei beneficiando empresas a pagarem menos água à Cagece

Os estabelecimentos cearenses da indústria, comércio, serviços e do turismo poderão pagar as contas de água e esgoto pelo consumo e não pela demanda contratada (média dos últimos 12 meses), como é atualmente. Projeto de lei neste sentido apresentou o deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT), que justifica a preposição como “uma justiça que se faz aos que não consomem água nem utilizam os serviços de esgoto porque, simplesmente, estão fechados”.

Para o parlamentar do PDT, o Ceará vive um momento de isolamento social para evitar a proliferação do coronavírus, daí a razão do decreto inicial 33.519, de 19 de março de 2020, do governador Camilo Santana, em fechar as atividades não essenciais, caindo para zero o processo produtivo destes segmentos empresariais.  Mesmo assim, estas empresas continuaram pagando as taxas pela demanda contratada à Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece).

Sérgio Aguiar reconhece que o mundo passa por uma preocupante pandemia, que transforma os mais diversos aspectos de convivência do ser humano com a saúde, com a produção e até mesmo com o semelhante. Para ele, o Ceará tem tomado medidas que minoram a situação, preservando vidas e buscando manter o equilíbrio econômico, financeiro das relações profissionais.

“A modalidade de cobrança de tarifa de água e esgoto, por demanda contratada e cobrada pela Cagece aos consumidores não residenciais, tem se observado, neste momento, como inadequada e desproporcional ao que é, efetivamente, tem sido utilizado pelos estabelecimentos empresariais”, diz o deputado. Para ele, “há casos em que a indústria tem na água sua principal matéria prima e não há qualquer consumo. Mesmo assim, a cobrança é feita”.

Sérgio Aguiar pede que o Plenário da Assembleia Legislativa aprove o projeto e o governador Camilo Santana o sancione para que “se faça justiça. Só a união de todos fará com que a vitória seja obtida diante do novo coronavírus e a economia se recupere com a maior rapidez posível”, finalizou.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

você pode gostar

Banner rodapé CALCAIA Banner rodapé CAUCAIA Banner rodapé Granja