Alece realiza sessão solene em homenagem ao centenário de nascimento de Edson Queiroz
Alece realiza sessão solene em homenagem ao centenário de nascimento de Edson Queiroz
previous arrow
next arrow
Notícias Política

Deputada Aderlânia Noronha apresenta projeto que incentiva a produção apícola no Ceará

A apicultura é o ramo da agricultura que estuda as abelhas produtoras de mel e as técnicas para explorá-las convenientemente em benefício do homem

Como norma, os maiores produtores de mel estabelecem suas colméias em zonas de agricultura intensiva, já que não é prático cultivar plantas para a produção de mel. A apicultura é uma das atividades capazes de causar impactos positivos, tanto sociais quanto econômicos, além de contribuir para a manutenção e preservação dos ecossistemas existentes.

O Brasil, em especial o Ceará, apresenta características especiais de flora e clima que, aliado a presença da abelha africanizada, lhe conferem um potencial fabuloso para a atividade apícola, ainda pouco explorado e com pouco incentivo por parte do governo do estado.

Pensando nessa atividade econômica e viável em nosso estado, a deputada estadual Aderlânia Noronha apresentou no início da semana um projeto de lei que viabiliza através do poder executivo um melhor apoio e incentivo aos produtores apícolas no Ceará.

Dentre as diretrizes do projeto, destaca-se a identificação das áreas com maior potencial apícola no estado, elaboração de um cadastro de produtores, criação de instrumentos de controle de qualidade e de origem dos produtos originados da apicultura, desenvolvimento de pesquisas para o melhoramento do mel, formação profissional através de cursos e seminários, e, criação de mecanismos para abertura de crédito para financiamento da produção apícola no estado.

“A apicultura além de ampliar a renda familiar, contribui para a preservação ambiental, sem uso de agrotóxico e de queimadas. O estado precisa conhecer melhor e saber desse nosso potencial na produção de mel. Com esse projeto, espero dar minha contribuição para com esses produtores e que o governo veja a parte que lhe cabe em contribuir com a produção apícola em todo o estado”, finalizou a deputada.

img_5200 img_5201 img_5202

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

você pode gostar