Deputado Simão Pedro avança tratativas em Brasília para garantir regularização fundiária de áreas do DNOCS
Deputado Simão Pedro avança tratativas em Brasília para garantir regularização fundiária de áreas do DNOCS
previous arrow
next arrow
Banner
Notícias

Deodato denuncia uso de lombadas ilegais em Fortaleza

Deodato pediu que a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) verifique o assunto e emita uma posição sobre o fundamento legal para o uso deste tipo de lombada

Nesta quinta-feira (16), o vereador Deodato Ramalho (PT) apontou a ilegalidade do uso de obstáculos aplicados transversalmente à via pública, na forma de “tachões”, usados como redutores de velocidade. O vereador baseou seu pronunciamento em parecer técnico do especialista em Gestão e Direito de Trânsito, Luís Carlos Paulino. Deodato pediu que a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) verifique o assunto e emita uma posição sobre o fundamento legal para o uso deste tipo de lombada.

Na tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Deodato leu o parecer e explicou que a resolução 336/2009, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN),  estabelece que: “a aplicação de tachas e tachões transversalmente à via como dispositivo de redutor de velocidade, ondulações transversais ou sonorizadores causa defeitos no pavimento e danos aos veículos [sendo, por isso,] proibida a utilização”.

“A atitude, além de ilegal, é antipedagógica, pois ignora a resolução do CONTRAN. Além disso, não há previsão de placa de sinalização que se preste a alertar aos usuários da via pública sobre essas lombadas ilegais”, complementou o parlamentar.

Saiba mais:
O parecer do especialista Luís Carlos foi solicitado pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Cidadania (IBRADEC). O IBRADEC é uma organização sem fins lucrativos, que atua na defesa e promoção da cidadania, nas áreas dos Direitos Humanos e Meio Ambiente.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

você pode gostar

Banner rodapé CALCAIA Banner rodapé CAUCAIA Banner rodapé Granja Banner do Projeto Santa Quitéria