Deputado Simão Pedro avança tratativas em Brasília para garantir regularização fundiária de áreas do DNOCS
Deputado Simão Pedro avança tratativas em Brasília para garantir regularização fundiária de áreas do DNOCS
previous arrow
next arrow
Banner
Notícias

Câmara lança Frente Parlamentar pela Qualidade da Hotelaria Brasileira

A Câmara dos Deputados lançou ontem, 15/04,  a Frente Parlamentar pela Qualidade da Hotelaria Brasileira com 217 parlamentares unidos em defesa do crescimento do turismo como forma de enfrentar a crise econômica. Em um café da manhã, que reuniu o secretário executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), Enrico Fermi; e o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, foram escolhidos os dirigentes do Grupo que será coordenado pelo deputado César Halum (PRB/TO). Atendendo pedidos do trade turístico do Ceará, o deputado Domingos Neto, que apoia as lutas do segmento, assumiu a Segunda Secretaria da Frente.

Durante o evento, foi unanime a opinião de que o setor de turismo precisa de uma legislação de incentivo, a exemplo do que ocorre em outras áreas como esporte e cultura. Ex-Secretário Extraordinário da Copa em Fortaleza, Domingos Neto citou números que, na sua opinião, expressam o potencial turístico do País. Em 2014, o gasto de turistas estrangeiros no Brasil bateu recorde, com US$ 203 milhões a mais do que foi registrado em 2013 – ano do recorde anterior.

Os números foram divulgados pelo Banco Central em janeiro deste ano, revelando que o turismo respondeu pelo ingresso de U$ 6,9 bilhões no país. Nos meses da Copa, em junho e julho, os visitantes internacionais gastaram US$ 1,5 bilhão no país, representando um aumento de 60% na comparação com igual período de 2013. Levantamento do Ministério do Turismo revela que o país recebeu turistas de 203 nacionalidades durante o Mundial. Eles permaneceram em média 13 dias no país e estiveram em 491 municípios brasileiros, incluindo as cidades-sede.

Para o Secretário Executivo, Alberto Alves, que representou o Ministro do Turismo, Vinicius Lages, a criação da Frente Parlamentar pode ajudar a inserir o turismo na pauta econômica do país. “A frente vai ter um papel decisivo no debate de ideias, especialmente pela importância que a hotelaria tem na economia brasileira”. O presidente da Frente, deputado César Halum ressaltou que a receita gerada pelo turismo é superior a da exportação de frango, café ou aviões. “São 3,7% de participação no Produto Interno Bruto (PIB), bem próximo ao percentual da indústria automotiva, responsável por 5,4%. O turismo deve ser considerado como um agente econômico que tem muito a acrescentar no desenvolvimento do país”, disse.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

você pode gostar

Banner rodapé CALCAIA Banner rodapé CAUCAIA Banner rodapé Granja Banner do Projeto Santa Quitéria