A Câmara Municipal de Tauá realizou mais uma sessão ordinária na tarde/noite de ontem, 04 de outubro, sob o comando do Presidente Helder Castelo. A sessão não foi transmitida através das redes sociais, por conta da pane no Facebook, mas fica disponibilizada no YouTube, no canal da câmara municipal.
O Presidente Helder Castelo fez um pronunciamento na tribuna, quando destacou a volta das aulas na rede Municipal de ensino, de forma híbrida, desejando que seja um sucesso. Ele aproveitou para lembrar a comemoração do dia do vereador, 1º de outubro, homenageando os colegas, como também o dia dedicado aos Agentes de Saúde e de Endemias, dia 04 de outubro. Helder Castelo destacou em sua fala, o evento realizado na última sexta-feira em Tauá, a inauguração do Sindicato Rural. Segundo ele, é de grande valia o equipamento para os agropecuaristas, como foi importante as homenagens prestadas a membros da categoria, mas muitos que deram uma gigantesca contribuição ao setor agropecuário, deixaram de ser homenageados ou lembrados no evento, citando entre eles, o ex-prefeito Castro Castelo e o ex-vereador José Lins Castelo. O Presidente recebeu vários apartes ao seu pronunciamento.
Na sessão foi aprovado em regime de urgência, projeto de lei do executivo, que autoriza a doação de um terreno para a implantação da fábrica Geramotos, localizado na CE-176, no bairro Bezerra e Sousa. Apesar de alguns questionamentos em relação ao regime de urgência, o projeto foi aprovado por unanimidade dos parlamentares presentes à sessão. Foram aprovados ainda na sessão, projetos de honrarias. Projeto de autoria do vereador Fúlvio Gonçalves, concede o titulo de cidadania tauaense a Gilvan Pereira Costa, que presta serviço na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário. Também de autoria do mesmo parlamentar foi aprovado projeto que concede a medalha Francisco Soares de Carvalho a Antônio Marcelino Pedrosa de Oliveira, confrade da Associação Padre Vicentino.
CONFIRA OS PROJETOS
Foram aprovados dois projetos de autoria do vereador Felipe Viana. O primeiro concede a medalha Francisco Soares de Carvalho, para Antônio Bartolomeu Fernandes, conhecido como Torrin e o segundo a medalha Francisco Jatai Sobrinho para a vice-prefeita de Tauá, Maria de Fátima Veloso Soares mota Bastos.
Dois requerimentos importantes foram aprovados, sendo o primeiro do vereador Fúlvio Gonçalves, que solicita envio de Ofício para CAGECE – Companhia de Água e Esgoto do Ceará para esclarecer os motivos da coloração e odor diferente da água fornecida para população tauaense, devendo explicar as ações corretivas adotadas e qual a previsão de normalidade do fornecimento de água apropriada para consumo humano, com sabor, cor e odor inalterados e sem possuir substâncias tóxicas nem micro-organismos patogênicos. Devem ser anexados à resposta todos relatórios de ensaios microbiológicos de setembro/21.
O segundo é de autoria do vereador Vony Sousa, que pede a realização de uma Audiência Pública com a presença do SISAR, Sistema Integrado de Saneamento Rural, Secretaria do Desenvolvimento Rural Recursos Hídricos Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ministério Publico e usuários atendidos pelo SISAR. Para tratar; A) Serviços prestados aos usuários, B) Constante falta de água C) Cobranças indevidas nas contas de água nas comunidades onde o SISAR é responsável pelo Sistema de Abastecimento.
Fonte: Blog do Edy Fernandes