Prefeita Milena Damasceno confirma Cavalgada de São Sebastião em Ipu no dia 18 de janeiro
Prefeita Milena Damasceno confirma Cavalgada de São Sebastião em Ipu no dia 18 de janeiro
previous arrow
next arrow
Banner
Notícias Saúde

Bolsonaro sanciona cadastro nacional de condenados por estupro

Diário Oficial da União (DOU) de ontem, sexta-feira (2) trouxe a sanção da Lei 14.069/2020, que cria o Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Crime de Estupro. A finalidade do arquivo é agilizar a punição dos agressores sexuais.

Aprovado pelo Congresso no início de setembro, o texto determina que sejam registrados dados individualizados dos infratores, de forma a se ter um controle preventivo de novos crimes.

O cadastro deverá conter informações de identificação pessoal, algumas já coletadas pelas polícias judiciárias atualmente, tais como características físicas, impressões digitais, identificação do perfil genético (DNA) e fotos. No caso de condenado em liberdade condicional, o cadastro deverá conter também os endereços residenciais e as profissões exercidas nos últimos três anos.

A lei também institui a possibilidade de um instrumento de cooperação entre União e Estados para trabalhar em conjunto na atualização de dados e acesso a banco de informações. A base de dados será desenvolvida, instalada e mantida por meio de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública.

Segundo o último Anuário Brasileiro de Segurança Pública, só em 2018, foram registrados 66.041 estupros no país – uma média de 180 por dia. Os números revelam ainda que mais da metade das vítimas (53,8%) são crianças de menos de 13 anos de idade. De acordo com o Fórum de Segurança Pública, menos de 10% dos casos de violência sexual são notificados à polícia.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

você pode gostar

Banner rodapé CALCAIA Banner rodapé Granja Banner do Projeto Santa Quitéria