Está em cartaz, até 27 de janeiro, a exposição “Carybé ilustra Jorge Amado: o compadre de Ogum”. A mostra traz ao público 30 ilustrações do artista argentino naturalizado brasileiro produzidas para a abertura de um especial de TV, adaptação de “O compadre de Ogum”, segunda parte do romance Os pastores da noite, de Jorge Amado. As obras em exposição são serigrafias assinadas e numeradas por Carybé em 1997, feitas a partir de aquarelas.
A mostra, que acontece no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc) e tem acesso gratuito, tem o objetivo de colocar o público em contato com o trabalho de Carybé, mas também incentivar a pesquisa e discussão sobre a literatura brasileira e a produção de Jorge Amado, o papel da ilustração e a produção artística de Carybé e outros ilustradores. Em um sentido mais amplo, discute os processos de formação da sociedade brasileira – fruto das contribuições culturais de povos africanos, de indígenas de diversas etnias, de europeus e asiáticos –, com ênfase na valorização das matrizes africanas que se refletem em aspectos de nosso cotidiano, como a língua, a culinária, a dança, a religião, entre outros.
A exposição é uma ação do Departamento Nacional do Sesc Brasil realizada através do regional Ceará do Sesc. O Mauc fica na avenida da Universidade, 2854, Benfica. Visitações podem ser feitas de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Com o compromisso de difundir a arte pelo país, o ArteSesc leva ao público exposições, cursos, palestras, oficinas e debates sobre os mais diversos artistas brasileiros. Presente em 80 cidades brasileiras, o ArteSescé renovado a cada ano, quando ganha dois novos artistas para a coleção.
Serviço
Endereço: Museu de Arte da UFC
Período: Até 27 de janeiro
Horários: Das 8h às 12h e das 13h às 17h
Entrada e estacionamento gratuitos.