Acordo de cooperação assinado na manhã de hoje, 16, entre o Banco do Nordeste e a Secretária Especial da Micro e Pequena Empresa (Sempe) promoverá o acesso a crédito e a disseminação de conhecimentos sobre mercado e produtos financeiros para micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais do Nordeste, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo – área de atuação do Banco.
Os termos do documento, assinado na sede da empresa em Fortaleza, prevêem a facilitação do acesso às linhas de crédito do Banco do Nordeste, voltadas a esse segmento, por meio do intercâmbio de base de dados sobre MPE e MEI; a disseminação de conhecimentos sobre mercado financeiro; a simplificação das exigências documentais para criação e fechamento de micro e pequenas empresas e concessão de crédito; e a promoção da capacitação dos empreendedores. “O convênio favorecerá desde questões bem práticas, como o compartilhamento de bases de dados que permitirão que a Secretaria e o Banco façam estudos e estratégias acertadas para abordar mais adequadamente cada microempresário, até iniciativas como a promoção de grupos de estudos pra pensar a micro empresa do amanhã”, afirmou José Ricardo Veiga.
Para o presidente do BNB, Marcos Holanda, a missão do Banco do Nordeste, como banco de desenvolvimento, aponta para a priorização dos negócios com a micro e pequenas empresa por sua capacidade de gerar valor para a economia. “Queremos ser líderes de negócios com esse segmento, ofertando condições de financiamento diferenciadas para as MPEs do Nordeste, com emprego dos recursos do FNE”, disse o presidente, por ocasião da assinatura do acordo, diante de uma audiência de gerentes de negócios com MPEs que participavam de oficina no Hub Inovação Nordeste (Hubine).
Em 2016, o Banco do Nordeste atendeu 21 mil e pequenas empresas. Foram contratadas R$ 2,51 bilhões, em 61 mil operações de linhas de crédito de longo e curto prazo. Desses, R$ 2,09 bilhões foram oriundos do FNE.
Com informações da Assessoria de Comunicação do BNB