Por falta de repasse do governo do Estado, o Hospital São Raimundo, no Crato, suspendeu o atendimento em traumatologia e ortopedia para pacientes de 11 municípios do Cariri.
Os municípios atingidos pela suspensão desses serviços são: Nova Olinda, Santana do Cariri, Altaneira, Assaré, Potengi, Araripe, Campos Sales, Salitre, Antonina do Norte e Várzea Alegre.
Os 11 municípios estão desde o dia 1° de outubro impedidos de encaminhar pacientes para as cirurgias eletivas em ortopedia e traumatologia no hospital São Raimundo.
A decisão do hospital São Raimundo foi tomada, segundo a diretoria, devido o atraso nos repasses dos pagamentos pelo governo do estado de um convênio que garantia a prestação do atendimento médico para essas cidades. Segundo o hospital, desde janeiro a secretaria de saúde do estado não realiza o repasse mensal, mas mesmo assim, os serviços vinham sendo ofertados regularmente até o fim de setembro passado.
A direção do hospital informou que a decisão de suspender os atendimentos das cirurgias eletivas foi comunicada com antecedência para todas as secretarias municipais de saúde dos municípios atingidos, bem como, a secretaria de saúde do estado. Ainda, segundo a direção do hospital, estão mantidos os atendimentos de urgência e de emergência.
O governo do Estado ainda não se pronunciou a respeito.
Colaboração: Blog do Ranilson Silva