A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Mombaça comemorou seus 12 anos de atividades com um ato solene nas dependências da sede do Lions Clube Centro de Mombaça. O evento contou a presença do prefeito Ecildo Filho na mesa de honra ao lado da presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDC), Rita Evangelista e esposo José Leal; Aécio Lucas, Coordenador da CREDE 14 e Maria das Dores Sousa, representante dos pais dos alunos.
Os trabalhos foram conduzidos pelo casal José Ivan e Raimunda Freitas (Dedé) ambos da diretoria da APAE que relataram em poucas palavras o significado dos 12 anos de existência da entidade no município agradecendo o apoio que tem recebido dos órgãos e das pessoas para que a APAE conseguisse chegar onde chegou, coroada de sucesso.
Na oportunidade houve apresentação de número artístico de dança e encenação com os próprios alunos da APAE e a participação de adolescentes do Programa AABB Comunidade. Também foi entregue certificados de Pleito de Gratidão a pessoas que contribuem com a APAE.
A APAE chega aos 12 anos de existência em Mombaça com um número de 97 alunos (apaeanos) distribuídos em dois turnos (manhã e tarde). Conta o trinta profissionais entre os quais educadores, psicólogo e fonoaudiólogo. Uma vez ao mês são levados à capital cearense para consulta com um neurologista.
A Prefeitura de Mombaça mantém uma parceria com APAE, através de convênio, que possibilita manter alguns servidores. O prédio onde está localizado pertence ao município e estar cedido para que suas atividades possam ser desenvolvidas.
Entre as muitas necessidades que a instituição estar lutando é a aquisição de um veículo para o transporte dos alunos, pois a que possuía pegou fogo ficando irrecuperável.
Hoje as APAEs são consideradas, pelo Ministério da Educação, como Centro de Atendimento de Educacional Especializado (CAEE) e recebem as pessoas com deficiência intelectual e múltiplas. Suas atribuições vão muito além de ensinar a ler e escrever.