A Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Público, da Câmara dos Deputados, aprovou na manhã de hoje, 11/05, dois projetos de lei, do deputado Domingos Neto, autorizando o Poder Executivo a criar campus da Universidade Federal do Ceará – UFC no município de Tauá e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE em Ipu. As matérias, explicou Domingos Neto, se inserem em seus esforços de transformar a região dos Inhamuns em um polo universitário e de contribuir com a formação da juventude da região, proporcionando ensino superior de qualidade e gratuito.
Relatados pelo deputado Cabo Sabino, do PR-Ce, os Projetos 3124/2015 e 3125/2015, começaram a tramitar em setembro do ano passado, em regime de apreciação conclusiva. Ou seja, não necessitam ser votados em plenário. Além da Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Público, os projetos serão apreciados também nas Comissões de Educação, na de Finanças e Tributação e na de Constituição e Justiça.
Em seu parecer, o deputado Cabo Sabino destacou ser fato já reconhecido que a interiorização do ensino público de nível superior tem se mostrado bastante exitosa no que concerne ao desenvolvimento de regiões afastadas dos grandes centros populacionais e das capitais dos estados, contribuindo para uma considerável melhoria da qualidade de vida nessas áreas. Além disso, a criação de um novo campus de uma universidade já existente e em funcionamento é infinitamente mais fácil e menos onerosa para os cofres públicos do que a criação de uma nova universidade, afirmou.
Segundo Domingos Neto, a instalação dos campis universitários em Tauá e Ipu leva benefícios para além da população dos municípios, atraindo para a região jovens de outros estados, mobilizando a sociedade, gerando conhecimentos e oportunidades reais de prática profissional. Em Tauá funciona, desde 2009, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará atendendo a juventude de Arneiroz, Aiuaba, Quiterianópolis e Parambu, e recebe alunos de várias outras regiões, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e outros processos seletivos do MEC. A instituição oferta dois cursos, sendo um de nível técnico em Agronegócio e outro de nível superior em tecnologia de Telemática.
Em processo de discussão com a comunidade local para a ampliação da oferta de novos cursos no IFCE Tauá, no final de 2014, foram definidos oito cursos técnicos (Fruticultura, Desenvolvimento de Jogos Digitais, Redes de Computadores, Segurança no Trabalho, Meio Ambiente, Farmácia, Edificações e Agrimensura); e seis cursos superiores (Agronomia, Nutrição, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia Civil, e as licenciaturas em Física e Letras com dupla habilitação em Língua Portuguesa e Inglês). De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018, a intenção é ampliar a oferta de cursos técnicos e superior já este ano. Já a instalação de um campis do IFCE em Ipú é uma demanda antiga da região.