O deputado estadual Naumi Amorim deu entrada na Assembleia Legislativa em projeto de indicação que pode ajudar na captação de energia limpa e beneficiar aqueles que moram no campo.
A idéia é instalar biodigestores nas áreas rurais do Estado, com financiamento de instituições públicas e aval do governo. Pelo projeto de indicação, fica instituída a obrigatoriedade da instalação de biodigestores em áreas rurais onde são praticadas atividades de agricultura e pecuária, extrativismo, piscicultura, turismo rural, silvicultura ou conservação ambiental.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, será responsável pelo projeto de instalação, celebrando termo de cooperação entre as secretarias estaduais e as instituições financeiras públicas para sua viabilização.
A principal vantagem de promover o uso da tecnologia biodigestora no meio rural é a possibilidade do aproveitamento total dos resíduos em suas formas sólida, líquida e gasosa pelos seus usuários. É uma alternativa apontada para a solução da crise energética que enfrentamos devido à escassez de chuvas. O equipamento biodigestor transforma esterco animal em gás inflamável, sendo importante para a produção de energia renovável, visando o desenvolvimento da sustentabilidade ambiental. Além de ajudar na solução para questões sociais e econômicas.