Guaraciaba do Norte terá Centro de Formação da Guarda Civil Municipal
Guaraciaba do Norte terá Centro de Formação da Guarda Civil Municipal
previous arrow
next arrow
Educação Notícias

Parambu está acima da média Nacional e Estadual na Avaliação Nacional da Alfabetização

Prefeita Keylly Noronha e secretário de Educação Thiago Gomes comemoram em Parambu o resultado que foi acima da média nacional e estadual na avaliação nacional da alfabetização (ANA). As notas mostram o município acima da média nacional e estadual destacando-se o grau de aprendizagem.

Diante da avaliação nacional da alfabetização -ANA, o município de Parambu mostrou que seus resultados ficaram acima da média nacional e estadual. A avaliação, segundo o site do INEP, é direcionada para estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental, fase onde se conclui o Ciclo de Alfabetização.

O município de Parambu, segundo a Gerente do PAIC, Erandi Moura, obteve notas que demonstram o avanço da qualidade da educação no município na atual administração.

“Resultado de muito esforço e dedicação dos profissionais de educação e apoio da Administração através da prefeita Keylly Noronha , destacamos o nosso maior objetivo que é o de promover o aprendizado de qualidade para os nossos estudantes. A avaliação do INEP mede o grau de aprendizado das nossas crianças do 3º ano na escrita, na leitura e na matemática. Graças a Deus o nosso município evoluiu seus resultados, queremos destacar que a nossa meta é melhorar estes índices.” Destacou o Secretário de Educação Thiago Gomes.

COMO FUNCIONA A ANA

Criada em 2013 como parte do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), pacto do MEC para alfabetizar todas as crianças até oito anos de idade, a ANA é uma avaliação externa realizada pelo Ministério da Educação (por meio do Inep) com alunos de 3º ano do ensino fundamental (último ano do Ciclo de Alfabetização) de todo o país. A prova aplica testes para aferir níveis de alfabetização e letramento.

Segundo a Gerente, a avaliação é realizada por níveis. “Quando maior o nível, melhor a aprendizagem!”, destacou. Confira abaixo os índices:

Para o Nível 3 e 4 (Maiores Níveis)

Proficiência Leitura.

Média Municipal——62,7%

Média Estadual——-49,47%

Média Nacional——-43,83 %

Para o Nível 4 e 5 (Maiores Níveis)

Proficiência Escrita.

Média Municipal——–67,5%

Média Estadual———54,13%

Média Nacional———65,54%

Para o Nível 3 e 4 (Maiores Níveis)

Proficiência Matemática.

Média Municipal——–54,7%

Média Estadual———44,51%

Média Nacional———42,93%

Fontes: http://portal.mec.gov.br/ e http://ana.inep.gov.br/ANA/

A prefeita Keylly Noronha parabeniza a todos os profissionais da educação e ressalta que, “os bons resultados são fruto de um trabalho de comprometimento com a educação, valorização dos profissionais e a disponibilização de boa infraestrutura para os alunos”.

Fonte – Secretaria Municipal de Educação

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

você pode gostar