Sindicato dos Médicos cobra explicações sobre desfalques na escala de neonatologia do Gonzaga Mota de Messejana
Sindicato dos Médicos cobra explicações sobre desfalques na escala de neonatologia do Gonzaga Mota de Messejana
previous arrow
next arrow
Banner
Cidades Notícias

Receita Federal desmente fake news sobre tributação e monitoramento do PIX

A Receita Federal do Brasil (RFB) voltou a alertar a população sobre a circulação de informações falsas nas redes sociais a respeito de um suposto monitoramento de movimentações financeiras via PIX para fins de tributação. Segundo o órgão, as mensagens são completamente falsas e têm como objetivo gerar pânico financeiro, desinformação e até favorecer a ação de criminosos.

De acordo com a Receita, não existe tributação sobre o PIX nem qualquer imposto incidente sobre movimentações financeiras realizadas por esse meio. A própria Constituição Federal proíbe a criação de tributos com base na simples movimentação de recursos, o que torna infundadas as alegações divulgadas em conteúdos enganosos.

A RFB esclarece ainda que a Instrução Normativa nº 2.278/2025, alvo das fake news, não cria monitoramento de transações via PIX. A norma apenas estende às fintechs as mesmas obrigações de transparência já exigidas das instituições financeiras tradicionais, sem detalhamento ou identificação de movimentações individuais. O objetivo é fortalecer mecanismos de prevenção ao uso dessas plataformas por organizações criminosas, especialmente em práticas como lavagem de dinheiro — situação já constatada em operações de combate ao crime organizado.

“O combate ao crime organizado não será prejudicado por pressões de quem quer que seja”, reforça a Receita Federal, ao destacar a importância da norma para a segurança do sistema financeiro nacional.

O órgão faz um alerta adicional sobre os riscos da desinformação: a disseminação de fake news e pânico financeiro estimula a aplicação de golpes, com criminosos se passando por agentes públicos para coagir vítimas por telefone, redes sociais e aplicativos de mensagens como o WhatsApp. Além disso, quem espalha desinformação costuma lucrar com a mentira, enfraquecendo a confiança no PIX — um dos sistemas de pagamento mais eficientes do país.

A Receita também ressalta informações que, segundo o órgão, são omitidas por quem propaga notícias falsas:

• Desde janeiro, quem ganha até R$ 5 mil está isento do Imposto de Renda;

• Quem ganha até R$ 7.350 tem desconto no IR.

Por fim, a Receita Federal reforça o apelo para que a população busque informações em canais oficiais e não compartilhe conteúdos falsos. “Quem dissemina fake news quer o mal do Brasil e dos brasileiros”, conclui o alerta oficial.

Fonte: receita federal

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

você pode gostar

Banner rodapé CALCAIA Banner rodapé Granja Banner do Projeto Santa Quitéria