O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Programa Vidas Preservadas, realizou nesta quinta-feira (27/11) a entrega do Troféu Laços de Vida a seis municípios cearenses que se destacaram nas ações voltadas à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental. A premiação integrou o evento “Diálogos que Conectam: Encontro Estadual dos Programas Previne e Vidas Preservadas”, realizado em Fortaleza.
A homenagem reconheceu políticas públicas executadas entre maio de 2024 e junho de 2025, a partir de informações prestadas pelos próprios municípios sobre iniciativas de prevenção e cuidado em saúde mental.
Municípios premiados
• Solonópole e Quixeré – Categoria Pequeno Porte I
• Senador Pompeu, Nova Russas e Guaraciaba do Norte – Categoria Pequeno Porte II
• Boa Viagem – Categoria Médio Porte
As cidades foram destacadas por ações contínuas de sensibilização, fortalecimento da rede de atenção psicossocial, campanhas educativas e estratégias intersetoriais de proteção à vida.
Reconhecimento ao Programa Previne
O evento também celebrou o avanço do Programa Previne – “Violência nas Escolas, Não!”, que certificou mais de 120 municípios cearenses pela implementação de comissões de proteção e prevenção à violência contra crianças e adolescentes em todas as escolas públicas e privadas do estado.
A premiação reforça o compromisso das gestões municipais e do MPCE com a preservação da vida, a promoção da saúde mental e a construção de ambientes escolares mais seguros e acolhedores em todo o Ceará.









