Prefeitura de Independência promove ações de conscientização sobre coleta seletiva no bairro Cohab
Prefeitura de Independência promove ações de conscientização sobre coleta seletiva no bairro Cohab
previous arrow
next arrow
Banner
Notícias Política

No Dia Nacional do Turismo, deputado Sérgio Aguiar defende o reconhecimento das barracas da Praia do Futuro como patrimônio cultural do Ceará

Neste 8 de maio comemora-se o Dia Nacional do Turismo. Para o deputado estadual Sérgio Aguiar, a data é oportunidade de reforçar a importância do segmento para a economia do Ceará. Neste sentido, tramita na Assembleia Legislativa Projeto de Lei de sua autoria que reconhece como patrimônio cultural, em nível estadual, as barracas da Praia do Futuro e a atividade desempenhada pelos seus barraqueiros.

“A Lei Federal nº 15.092 já reconheceu as barracas da Praia do Futuro como Patrimônio Cultural Brasileiro. Agora, é importante termos esse reconhecimento em nível estadual, já que, para além dos cerca de 5 mil empregos diretos e 15 mil indiretos gerados pelas barracas, há também o lado afetivo. É lá que tem a quinta do caranguejo, os esportes náuticos, o passeio com a família aos domingos. Até programa de televisão nacional vai lá gravar, como forma de representar o Ceará”.

“As barracas da Praia do Futuro são, portanto, um grande patrimônio imaterial de nossa capital. Cabe a nós, deputados estaduais, através desta lei, fortalecer a identidade local e contribuir para a manutenção do modo de vida destes milhares de trabalhadores”.

Segundo a Associação dos Empresários da Praia do Futuro, a orla, com cerca de 6 quilômetros de extensão, possui cerca de 70 estabelecimentos e recebe, em média, por volta de 3 milhões e 500 mil visitantes todos os anos.

CRESCIMENTO 

Como presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa do Ceará, Sérgio Aguiar destaca ainda os bons números que o setor vive no estado.

“A ocupação hoteleira em Fortaleza chegou aos 95% durante o réveillon (ABIH-CE). Neste primeiro trimestre, o estado registrou um aumento de quase 40% no número de turistas estrangeiros, em comparação ao mesmo período do ano passado (Setur-CE). O impacto econômico do ciclo carnavalesco em Fortaleza chegou a quase um bilhão de reais (Observatório do Turismo). Esperamos, ainda, um crescimento na ordem de 20% para o setor de eventos corporativos este ano (Sindieventos-CE). São números que representam mais empregos e oportunidades aos cearenses”, ressalta o deputado.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

você pode gostar

Banner rodapé CALCAIA Banner rodapé CAUCAIA Banner rodapé Granja