Prefeitura de Independência promove ações de conscientização sobre coleta seletiva no bairro Cohab
Prefeitura de Independência promove ações de conscientização sobre coleta seletiva no bairro Cohab
previous arrow
next arrow
Banner
Cidades Notícias

Estação Tecnológica de Quixadá vai funcionar em parceria com UFC, IFCE e Sebrae

Prefeito Ricardo Silveira apresenta projeto a reitores e dirigentes de instituições estratégicas para o desenvolvimento regional

Quixadá consolida-se como um dos centros de inovação no Ceará, ao lado de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, de acordo com mapeamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Para fortalecer ainda mais essa vocação, a Prefeitura de Quixadá investe na implantação da Estação Tecnológica, cuja inauguração está prevista ainda para o primeiro semestre de 2025. O equipamento já está com mais de 94% das obras concluídas e promete ser um marco para o empreendedorismo e a inovação no Sertão Central.

Na manhã desta terça-feira (29), o prefeito Ricardo Silveira recebeu representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e do Sebrae no campus da UFC em Quixadá. O encontro teve como objetivo apresentar os detalhes da Estação Tecnológica e discutir o papel estratégico do novo espaço como centro de desenvolvimento local, com foco na criação de startups, projetos inovadores e incentivo à formação de jovens empreendedores.

O prefeito destacou que a inspiração para a Estação surgiu após visita à Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), em Florianópolis. O prédio contará com recepção, foyer, elevador de acessibilidade, coworking, copa, banheiros, mezanino e será totalmente climatizado, oferecendo estrutura adequada para o desenvolvimento de ideias criativas. “Já temos diálogo com a Câmara Municipal para garantir incentivos fiscais como ISS, ITBI e IPTU para empresas do setor de informática que queiram investir em Quixadá”, ressaltou Ricardo Silveira.

Durante a reunião, o reitor da UFC, professor Custódio Almeida, elogiou a iniciativa da Prefeitura. “A antiga estação ferroviária, agora transformada em Estação Tecnológica, é um ícone que simboliza essa nova fase de Quixadá, que já é uma cidade universitária e com vocação para a tecnologia”, afirmou. O reitor do IFCE, Wally Menezes, também demonstrou entusiasmo com o projeto e reforçou a disposição da instituição em atuar em parcerias. “Temos projetos que convergem com essa proposta e vamos trabalhar juntos para impulsionar essa iniciativa”.

O diretor técnico do Sebrae, Alci Porto, enfatizou que a Estação Tecnológica representa um passo fundamental para superar os desafios de acesso à inovação no interior do estado. A reunião foi organizada pela professora Andreia Libório, entusiasta do projeto, e contou ainda com a presença de outros representantes da UFC, Sebrae e da gestão municipal. A obra é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Quixadá, as instituições de ensino e o Governo do Estado do Ceará, com investimento estimado em R$ 1,4 milhão.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

você pode gostar

Banner rodapé CALCAIA Banner rodapé CAUCAIA Banner rodapé Granja