Guaraciaba do Norte terá Centro de Formação da Guarda Civil Municipal
Guaraciaba do Norte terá Centro de Formação da Guarda Civil Municipal
previous arrow
next arrow
Notícias Saúde

Ministério Público fiscalizará políticas públicas de bem-estar animal no município de Tauá

O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tauá, de Tutela Coletiva do Meio Ambiente Animal, instaurou procedimento administrativo para acompanhar e fiscalizar políticas públicas voltadas para o bem-estar animal e o manejo populacional de animais domésticos no município de Tauá. O acompanhamento será feito ao longo de 2024 e 2025. O procedimento, instaurado pelo promotor de Justiça Alan Moitinho Ferraz, visar identificar como o município tem atuado para proteger cães e gatos e garantir a saúde e a segurança dessa população e das pessoas.

Nesse sentido, o MP do Ceará acompanhará e fiscalizará, de maneira permanente ou não, fatos, instituições e a efetivação de políticas públicas municipais voltadas para a temática. À Câmara de Vereadores de Tauá, foi dado prazo de 30 dias para apresentar toda a legislação municipal referente ao bem-estar animal, política de manejo de animais em situação de rua, controle de zoonoses e outros pontos. No mesmo prazo, o secretário do Meio Ambiente do Município de Tauá deverá informar ao Ministério Público quais métodos de controle populacional para cães e gatos estão sendo adotados e como a prefeitura acompanha a população cuja renda não permite orientação de veterinário particular. 

De acordo com a Lei nº 9.605/98, são consideradas crime as práticas que submetam os animais a atos cruéis, como abusos, maus-tratos, ferimentos ou mutilações. Além disso, todo aquele que concorrer para a prática de crime responderá juridicamente nos termos do artigo 29 do Código Penal Brasileiro. A legislação abrange ainda a importância de políticas públicas municipais de controle populacional. Ademais, é comum, nos municípios cearenses, a presença de animais em condições degradantes e/ou soltos nas ruas, colocando em risco a saúde humana, a segurança viária, o bem-estar e a dignidade dos animais. Também são comuns notícias de animais soltos nas ruas, bem como maus-tratos e crueldade com animais. 
Fonte: MPCE

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

você pode gostar