A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou na noite desta segunda-feira (18/09), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem ao Dia do Administrador de Empresas, por iniciativa dos deputados Sérgio Aguiar, Guilherme Landim, ambos do PDT, e Juliana Lucena (PT).
Durante a solenidade, o deputado Sérgio Aguiar, que também é Administrador, disse que a profissão teve muitas conquistas ao longo dos 58 anos. Para ele, uma das que mais crescem no Brasil. “Hoje é imperativo para os profissionais que o bom administrador é peça fundamental da boa engrenagem, tanto da administração pública como nas empresas privadas”, enalteceu.
Sérgio Aguiar lembrou que a profissão atua em vários campos e destacou que utiliza os conhecimentos da área para auxiliá-lo em sua atuação política. “Nesta Casa de leis, não exerço a função de administrador, mas tenho usado as atribuições da profissão com diretrizes infalíveis para o bom trabalho do representante público, para apresentar ideias semelhantes com o que aprendi e que entendo que é necessário para o desenvolvimento do Ceará”, assinalou.
A deputada Juliana Lucena (PT) ressaltou que celebrar o Dia do Administrador é essencial para o desenvolvimento e sucesso do Estado e do Brasil. “Agradecemos profundamente por suas incansáveis contribuições”.
O vice-reitor de Pesquisa da Universidade de Fortaleza (Unifor), o administrador e professor José Milton de Sousa-Filho, que representou todos os homenageados, afirmou que a “oportunidade” de contribuir para a profissão é uma das maiores recompensas de sua carreira. Ele disse que pretende encorajar a todos os profissionais em busca de excelência e inovação no trabalho.
O presidente do Conselho Regional de Administração, Francisco Rogério Cristino, acentuou que a profissão teve muitas conquistas. Ele ressaltou que sente-se no dever de contribuir para oportunizar ao Ceará condições para seu desenvolvimento, como a capacidade de gerar emprego e renda à população.
Foram homenageados os administradores Alexandre Ávila de Vasconcelos; Antônio Fernando Soares Menezes; Damião Bento Pinheiro; Hermano José Batista de Carvalho; Maria das Graças Magalhães; o deputado federal Leônidas Cristino (PDT-CE), representado por sua esposa Maria Esther Frota Cristino; José Milton de Sousa Filho; Marcos Eliano Tavares Ribeiro (in memoriam); Sebastião Lopes Araújo e Cleriston Brito de Holanda.
Na oportunidade, o administrador gaúcho Mauro Kreuz recebeu o titulo de Cidadão Cearense. Kreuz agradeceu a homenagem prestada pela Alece. “Minha gratidão a vocês. Que vocês transmitam aos pares de vocês, uma vez que essa proposição foi aprovada por unanimidade. Quis o destino que em 2023 estivesse aqui em um dos estados mais amados, queridos e respeitados, que é o Ceará, para receber o título de cidadão cearense”, festejou.
Kreuz frisou ainda que o Ceará é estado modelo para a educação no Brasil. De acordo com ele, o Estado é exemplo “ao cuidar do bem público mais precioso, que é a educação”. “O Ceará nos brinda como o melhor modelo de Educação do Brasil. Tem meu respeito, meu carinho e como acadêmico dou um valor enorme à educação em todos os níveis”, parabenizou.