A Secretaria de Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social- CREAS realizou várias ações especiais no município de Quixadá durante a programação da Campanha Faça Bonito 2023. Com o objetivo de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil, a Campanha ganha ainda mais força neste dia 18 de maio, que é uma data nacional de combate ao abuso e a exploração sexual.
Este ano a campanha do município teve como tema “Atenção! Proteção! Punição! Araceli Vive“. O tema é uma referência ao caso da menina Araceli que foi assasinada brutalmente quando tinha apenas 8 anos. O Caso também é a principal referência para a Campanha Nacional. Neste ano o caso completa 50 anos.
Pensando em debater, ouvir e passar informações, o CREAS de Quixadá trabalhou desde o dia 1º de maio com ações voltadas para o enfrentamento de violência em todo o município. Ao todo foram realizadas 18 rodas de conversas com crianças e adolescentes de vários lugares da cidade.
Como parte também da programação, o município realizou a segunda edição da Expo 18, que tem como objetivo incentivar a pesquisa, o estudo, o ato de aprofundar-se para empoderar-se. A Secretária de Desenvolvimento Social de Quixadá, Izaura Gomes, destacou a importância da Campanha no município.
“Cuidar é um ato de amor mais sincero. Portanto esta campanha tem um impacto muito importante. Nós estamos cuidando do nosso futuro, e sem sombra de dúvidas traçando caminhos importantes para as crianças e adolescentes do nosso município”. Afirmou ela.
Tratando de uma Campanha importante, a organização também decidiu expandir as ações para as ruas da cidade. As crianças, adolescentes e adultos participaram de uma passeata e um passeio ciclístico com o grito de: “Faça bonito todos os dias, denuncie, o silêncio pode custar uma vida”.
Para denunciar basta ligar no número 100 ou no número (88) 98116-0843 que é do Conselho Tutelar de Quixadá. A denúncia é anônima.
Por Édson Gomes