A cidade de Canindé se prepara para mais uma edição histórica do Maio Mariano, um dos principais eventos religiosos do município, que celebra durante todo o mês de maio a devoção à Nossa Senhora. A expectativa é que mais de 50 mil pessoas participem do evento e, para garantir a organização do festejo, foi montado um esquema de segurança e mobilidade especial.
Profissionais da Guarda Municipal e da Guarda Cidadã, além de bombeiros e equipes da Prefeitura estarão trabalhando nas ruas durante o Maio Mariano de Canindé. Haverá um esquema de interdição de vias nas imediações da Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, local das novenas e ponto de partida das procissões diárias, bem como nas vias que receberão os cortejos, conforme programação do evento.
“Uma equipe estará presente para orientar o estacionamento de ônibus e demais veículos. Estaremos também com viaturas e motocicletas diariamente para garantir a segurança de todos os presentes no evento”, destaca Gean Gomes, secretário de Segurança e Trânsito de Canindé.
No dia 27 de maio, dia da coroação de Nossa Senhora, a expectativa é que o público seja maior e, portanto, haverá reforço nas equipes de segurança e de trânsito, com efetivo duplicado.
“A nossa recomendação é que as pessoas cheguem com no mínimo 1 hora de antecedência para conseguirem se organizar. É importante observar os locais que são reservados para estacionamento e evitar colocar veículos em ruas escuras. Haverá agentes todos os dias para orientar os condutores”, explica Gomes.
Programação
As celebrações do Maio Mariano de Canindé acontecem do dia 1º a 31 de maio, com programação que percorre toda a cidade. Todos os dias, haverá novena à Mãe do Senhor, Maria Santíssima, na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, a partir das 19h.
Em seguida, uma procissão levando a imagem de Nossa Senhora irá visitar uma residência, escola ou instituição do município escolhida em sorteio. O cortejo será acompanhado com muita oração e louvor ao som da Orquestra de Sopros Maestro J. Ratinho, que há mais de 60 anos faz parte da história e cultura de Canindé.
O ponto alto da festa acontece no dia 27 de maio, com a tradicional coroação de Nossa Senhora, na Praça dos Romeiros, a partir das 19h. A imagem de Nossa Senhora das Graças e a coroa utilizadas na celebração são originais, as mesmas que chegaram de Paris diretamente para Canindé há mais de 100 anos.
O encerramento das celebrações, no dia 31 de maio, contará com a tradicional carreata dos romeiros que percorre as ruas da cidade e finaliza na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, com os momentos finais e hasteamento da bandeira. A expectativa é que mais de 3 mil veículos participem da carreata.