Quixadá atingiu 100% de cobertura vacinal da poliomielite e a marca foi comemorada na manhã desta quinta-feira, 6, no auditório Rachel de Queiroz, na Unicatólica. Estiveram presentes enfermeiros, vacinadores, agentes de saúde, técnicos de enfermagem, técnicos da secretaria, além da Secretaria de Saúde Lady Mota.
A ação foi realizada pela Prefeitura de Quixadá, através da Secretaria de Saúde, como forma de reconhecer o empenho das equipes que elevaram Quixadá ao status de 1° lugar da cobertura vacinal do Sertão Central.
A marca foi bastante comemorada pela Coordenadora Municipal do Plano Nacional de Imunização, Valéria Nepomuceno: “Quixadá ficou em 1° lugar na cobertura vacinal do Sertão Central. Somos muito gratos a vocês por todo o empenho empregado para alcançar essa marca. Mesmo assim, nós pedimos essa reunião para conversar com todos para melhorar ainda mais. Recebemos suporte total da secretaria e temos total apoio da gestão. Mais do que a gestão, nosso compromisso maior é com a população e a gente precisa estar fazendo esse trabalho em prol dela”, disse a coordenadora.
A Secretária de Saúde, Lady Mota, agradeceu a todos pela marca e se emocionou com o empenho dos profissionais: “Estou vendo a atenção primária acontecer de verdade. Esses profissionais mostraram que nós temos potencial de sermos os melhores da região. Nós vemos o trabalho de cada um, de sol a sol, e enxergamos a dedicação de todos para alcançar metas e atender a população. Todos estão de parabéns não só por essa meta atingida, mas pelo belo trabalho que fazem no dia a dia. Eu me emociono porque recebemos a atenção primária trabalhando e cumprindo o seu papel. Sou muito grato por tudo o que foi feito. Parabéns”, finalizou.
Sobre a Campanha de Vacinação da poliomielite – A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022 terminou na sexta-feira (30/09). Ao todo 54,21% das crianças entre um e menores de cinco anos foram imunizadas contra a poliomielite. Apesar do fim da mobilização, todas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação, incluindo o imunizante que protege contra a pólio, seguem disponíveis para a população brasileira durante todo o ano.
Toda a população com menos de cinco anos precisa ser vacinada para evitar a reintrodução do vírus que causa a paralisia infantil. As crianças menores de 1 ano deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal para o esquema primário. As crianças de 1 a 4 anos deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. (Informações do Ministério da Saúde)
ASCOM/ Prefeitura de Quixadá