Controle de qualidade de água da Cagece é destaque no Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde destacou o Ceará como referência nacional no controle de qualidade da água distribuída à população, que é feito pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

O estado atingiu todas as metas do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), do Ministério da Saúde, e em uma das quatro metas alcançadas ficou em primeiro lugar do ranking nacional, ao lado de Santa Catarina, sendo os únicos a cumprirem 100% a inclusão dos dados de vigilância.

No Ceará, o preenchimento dos dados no sistema Vigiagua é feito pela Cagece, o que aferiu esse resultado. A eficiência no preenchimento dos dados se deu porque os setores de tecnologia da informação e de controle de qualidade da companhia desenvolveram um método para integrar os dados do sistema informatizado do Laboratório Central da Cagece ao sistema Vigiagua da Vigilância Sanitária. Desta forma, os dados são repassados instantaneamente.

Para a superintendente de controle da qualidade da Cagece, Neuma Buarque, esse resultado reflete o cumprimento às exigências de cadastro das informações do monitoramento da qualidade da água que a companhia oferta para seus clientes.

O sistema é alimentado mensalmente e os dados são relacionados às formas de abastecimento dos municípios no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), um dos principais instrumentos do Vigiagua.

Por meio desse sistema são acompanhados o cumprimento do monitoramento e os resultados dos parâmetros que aferem a potabilidade da água, como explica Neuma Buarque.

Últimas Notícias

Domingos Neto reúne 30 prefeitos em...

Trinta municípios cearenses...


Boa Viagem projeta Centro de...

Na tarde de ontem, 08, a...


CANINDÉ: Prefeitura pretende...

O Secretário de Finanças...


Prefeitura de Boa Viagem avança na...

A prefeitura municipal de...