FORTALEZA: Prefeito Roberto Cláudio visita obras do Residencial Luiz Gonzaga

O prefeito Roberto Cláudio, acompanhado da secretária do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza, Olinda Marques, visitou, na manhã do último sábado (10/11), o Residencial Luiz Gonzaga. O empreendimento, em construção no bairro Ancuri, é considerado o maior do País incluso na modalidade do Programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades.

De acordo com o cronograma estipulado, 1.760 unidades habitacionais deverão ser concluídas até o fim de 2018. Neste atual estágio, as obras, que reúnem recursos do Governo Federal, do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza, ultrapassam o percentual de execução de 90%.

Segundo o Prefeito, a entrega das chaves às famílias está prevista para o primeiro semestre de 2019. “Muito provavelmente, até dezembro, teremos 100% da obra concluída. Até o fim do mês de março de 2019, nossa expectativa é de que as famílias já estejam morando em suas casas. Cada contrato é individual. A Caixa Econômica vai convocar cada morador e associação para a assinatura dos contratos, isso segue para um contrato cartorial, retorna à Caixa para avaliação e, então, as unidades habitacionais serão entregues”, explicou.

A titular da Habitafor, Olinda Marques, apontou as iniciativas intersetoriais que visam à garantia da qualidade de vida das famílias do entorno. “Estamos nos preparando para receber as famílias com dignidade. A Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado já licitaram uma Areninha, os moradores contarão com uma Escola de Tempo Integral, um CEI com duas creches e uma escola profissionalizante. Além disso, o posto de saúde Osmar Viana já em funcionamento”, acrescentou.

Paralelamente, serão desenvolvidos trabalhos sociais que estimulem a integração entre as famílias. Além disso, visando à permanência e à tranquilidade dos moradores, o Governo do Estado do Ceará continuará investindo em ações voltadas à inteligência.

Cooperativismo e Participação Popular
O Residencial Luiz Gonzaga é um exemplo para o estímulo ao cooperativismo e à participação da popular na perspectiva. O empreendimento conta com o envolvimento direto de entidades como Cearah Periferia, Habitat e Federação de Bairros de Favelas de Fortaleza.

“Além de entregar a casa própria para quem precisa, nós estamos apostando em um novo arranjo institucional, com a participação dos movimentos habitacionais, organizando a demanda, escolhendo o projeto, acompanhando a execução e administrando a entrega da obra, com o apoio político, financeiro e de gestão da Prefeitura e do Governo”, finalizou Roberto Cláudio, destacando, ainda, a importância do trabalho das construtoras envolvidas.

Residencial Luiz Gonzaga 2
Durante a visita, o prefeito Roberto Cláudio anunciou que, até dezembro, será autorizada a obra do Residencial Luiz Gonzaga 2. Para a finalidade, a Prefeitura de Fortaleza conseguiu viabilizar R$ 12 milhões de contrapartida para a construção de mais 900 unidades habitacionais.

Últimas Notícias

13 anos de Peteca: Sessão solene na AL...

Atendendo ao requerimento da...


Domingos Filho reúne base política em...

Saindo um pouco do que de...


Eleitos os melhores prefeitos do Ceará...

Escolhidos há pouco, em...


Governo do Estado anula Eleição da...

A eleição para escolha da...