Campanha de prevenção ao câncer de próstata inicia em todas as UBS de Caucaia

Encerrada a mobilização do Outubro Rosa em prol da prevenção ao câncer de mama, Caucaia dedica-se agora ao Novembro Azul, uma grande força-tarefa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciada nesta quinta-feira (1º/11) para alertar os homens quanto aos riscos do câncer de próstata.

Segundo a coordenadora da Atenção Primária de Saúde, Vilalba Carlos, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estão aptas a receber os caucaienses que querem cuidar da saúde. “Teremos profissionais para conversar com os homens e tirar dúvidas. Nosso objetivo é intensificar neste mês a conscientização de todos sobre a importância do cuidado com a saúde”, diz ela.

Além do trabalho educativo, os postos disponibilizarão exames de PSA, que detectam precocemente casos de câncer de próstata. A SMS realizará ainda um Dia “D” em cada unidade, com ações e serviços de conscientização e prevenção de doenças, e verificação de pressão arterial, glicemia e testes rápidos.

O Centro de Referência à Saúde do Homem também preparou uma série de atividades que durante todo o mês irá levar mais informações aos homens. Na próxima segunda-feira (05/11), a partir das 8 horas, já iniciam os trabalhos com a oferta de um café da manhã, rodas de conversas e palestras referentes à saúde masculina.

Também estarão disponíveis consultas com urologistas. É necessário apenas comparecer ao Centro de Referência para marcar o serviço. Não há a obrigatoriedade de encaminhamentos.

Já o Dia “D” oficial do município será 10 de novembro, com atividades concentradas na Clínica de Saúde do Homem: atendimentos clínicos e de urologia, testes de HIV e sífilis, corte de cabelo, testes rápidos e outros serviços.

Últimas Notícias

Domingos Filho reúne base política em...

Saindo um pouco do que de...


Eleitos os melhores prefeitos do Ceará...

Escolhidos há pouco, em...


Governo do Estado anula Eleição da...

A eleição para escolha da...


SINDGUARDAS e Guarda Municipal de Boa...

Ontem segunda-feira, 11, o...