CAUCAIA: 560 pacientes com catarata serão operados em mutirão

A vida de 560 caucaienses está prestes a mudar. Pacientes com catarata, eles participarão da campanha Olho Saudável. Trata-se de um mutirão de cirurgias promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Os procedimentos começam a ser feitos na próxima segunda-feira (5/11), no Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha. A força-tarefa será financiada pelo Governo Federal. O investimento total de R$ 743 mil.

O recurso proporciona a realização de 962 cirurgias em dez municípios que compõem a Segunda Região de Saúde do Ceará. Desse grupo, Caucaia será a cidade com o maior número de beneficiados pelo mutirão (58%). “Esse recurso poderia ser para qualquer cirurgia eletiva. Mas os municípios da Segunda Região entraram em acordo porque temos uma procura grande pra cirurgia de catarata”, detalha a titular da Coordenação de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Corac) da SMS, Denise Pontes Jucá Teles.

Todos os procedimentos serão realizados entre os meses de novembro e dezembro. Dos 560 pacientes de Caucaia, 250 (ou 45% do total) estão na fila de espera por já terem sido submetidas a consulta especializada e a exames que comprovam a necessidade da intervenção cirúrgica.

Os 310 restantes estão serão contatados pela SMS. A busca será feita por equipes do Programa Saúde da Família (PSF), já habituadas a visitas domiciliares e com mais facilidade para um pré-diagnóstico da doença. “As pessoas vão nos procurar na Central de Regulação, na Secretaria, e a gente vai encaminhar pras consultas nas clínicas. Lá, elas vão ser avaliadas, fazer exames e, se for o caso, já agendar a cirurgia”, acrescenta Denise.

O QUE É A CATARATA?
A catarata é uma opacidade do cristalino, a lente natural do olho. Quem tem essa doença sente a visão nublada, o que dificulta tarefas como ler, dirigir, interpretar a expressão das pessoas etc. A cirurgia costuma ser um procedimento seguro e eficaz. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo.

Últimas Notícias

13 anos de Peteca: Sessão solene na AL...

Atendendo ao requerimento da...


Domingos Filho reúne base política em...

Saindo um pouco do que de...


Eleitos os melhores prefeitos do Ceará...

Escolhidos há pouco, em...


Governo do Estado anula Eleição da...

A eleição para escolha da...