Caucaia é destaque do Fórum Regional de Conselheiros de Saúde

Caucaia sediou nesta sexta-feira (20/7) o I Fórum Regional de Conselheiros de Saúde. A edição, voltada aos dez municípios da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde, é um dos 22 encontros com programação quadrimestral organizado pelo Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau) em todas as microregiões cearenses.

Ao reunir conselheiros e suplentes municipais, o evento representa um espaço democrático de educação permanente, com a troca de informações e saberes no âmbito do controle social. “Este é um momento de fortalecimento e qualificação dos conselhos. O trabalho que estamos fazendo é em prol de um SUS universal, igualitário e integral”, frisou a assessora técnica do Cesau e coordenadora dos Fóruns, Laciana Lacerda.

O fórum colocou Caucaia em destaque ao debater a criação dos Conselhos Locais de Saúde (CLS) com participação popular, iniciativa pioneira do município. A ideia é que, com o intercâmbio de experiências, outras cidades possam adotar a ideia.

De acordo com Moacir Soares, titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com reuniões e debates descentralizados e integrados, os colegiados de Caucaia vêm alcançando respaldo e contribuindo com os avanços da gestão. “Se estamos criando conselhos, estamos compartilhando o poder com o povo. Em poucos meses, já temos respeitabilidade e bons frutos”, avalia o secretário.

A repercussão positiva também foi comentada pela presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Marlúcia Ramos, que destacou que “Caucaia vêm sendo elogiada pela implantação dos conselhos locais e agora somos referência no controle social”.

Últimas Notícias

13 anos de Peteca: Sessão solene na AL...

Atendendo ao requerimento da...


Domingos Filho reúne base política em...

Saindo um pouco do que de...


Eleitos os melhores prefeitos do Ceará...

Escolhidos há pouco, em...


Governo do Estado anula Eleição da...

A eleição para escolha da...