Evento no TCE debaterá impactos da tecnologia no serviço público

Quais os impactos da tecnologia na atuação estatal? Qual o papel e os desafios do Estado frente a novos serviços, como Uber e Airbnb? E como os governos também podem desenvolver serviços públicos inovadores, mais baratos e acessíveis? Essas questões estão ligadas ao tema “Desenvolvimento disruptivo e suas implicações para o século XXI”, que será o centro das discussões do 9º TCE Debate, marcado para esta sexta-feira (18/5), às 9 horas da manhã, no Tribunal de Contas do Estado do Ceará.

O evento é aberto ao público – especialmente agentes públicos e membros da sociedade – e as inscrições, gratuitas, devem ser realizadas pela página do Sistema de Gestão Educacional do Instituto Plácido Castelo (IPC).

O palestrante será o professor da Universidade Federal de Pernambuco e Pós-doutor pela Universidade de Havard, Marcos Antônio Rios da Nóbrega. O tema será debatido com o presidente da Funcap (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Tarcísio Pequeno, e com o presidente do TCE Ceará, Edilberto Pontes.

Nóbrega, que é conselheiro substituto do TCE de Pernambuco, pretende abordar o assunto focando em quatro vertentes: área jurídica, privacidade para os usuários, controle de dados armazenados no uso da auditoria e transparência proativa. “É preciso customizar esses dados e torná-los acessíveis à população. E onde está a população? Nos municípios? Não. Nas novas tecnologias.”, explica.

Sobre o palestrante:

Marcos Antônio Rios da Nóbrega tem Graduação, Mestrado e Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Faculdade de Direito. Graduação em Economia pela UFPE e em Administração pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Pós-Doutorado pela Harvard Law School e Kennedy School of Government – Harvard University. Pós-Doutorado pela Universidade de Direito de Lisboa. Professor Adjunto IV da UFPE – Faculdade de Direito do Recife e Professor da Pós-Graduação em Direito da Fundação Getúlio Vargas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em política fiscal do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: finanças públicas, Lei de Responsabilidade Fiscal, gestão pública, direito administrativo e controle da administração pública.

Últimas Notícias

Domingos Filho reúne base política em...

Saindo um pouco do que de...


Eleitos os melhores prefeitos do Ceará...

Escolhidos há pouco, em...


Governo do Estado anula Eleição da...

A eleição para escolha da...


SINDGUARDAS e Guarda Municipal de Boa...

Ontem segunda-feira, 11, o...