Semace intensifica promoção do CAR para agricultores e familiares de Granja, Camocim e Itapipoca

Dezesseis produtores da agricultura familiar e dois agentes da prefeitura de Granja foram orientados por técnicos da Superintendência Estadual de Meio Ambiente (Semace) a fazer o Cadastro Ambiental Rural, uma das exigências no novo Código Florestal (Lei nº 12.651/2012). O trabalho foi realizado, nestas quarta e quinta feiras (4 e 5), com vivências de campo e práticas de uso da internet, por meio de que o CAR é realizado. O treinamento foi oferecido, depois que os agricultores enviaram à Diretoria Florestal da autarquia pedidos de autorização para o uso do fogo (queimadas), com informações típicas de produtores que ainda não têm o Cadastro Ambiental.
João da Silva Dias foi o primeiro do grupo de agricultores familiares de Granja a cadastrar a propriedade. Ele quer usar o fogo em 2,1 dos 24,5 hectares do terreno, para plantar milho e feijão, consorciados com a sabiá (madeira). Dias conheceu o Código Florestal, as regras do CAR e viu sua fazenda por imagens de satélite. Agora, vai localizar a área a ser queimada de acordo e com menos riscos para os recursos naturais. ?Foi um momento bastante enriquecedor? afirmou a técnica Tereza Farias. ?Os agricultores identificaram e reconheciam suas terras, opinando, inclusive, sobre a localização da reserva legal exigida para proteção dos recursos da fauna, flora , do solo e dos recursos hídrico?, completou.
Em Camocim, as orientações sobre o CAR e sobre o controle do uso do fogo foram dadas a outros 15 agricultores familiares que produzem no entorno de uma fábrica de beneficiamento de coco. A empresa, que também produz, tem o CAR, brigadas de combate ao fogo, e considerava um risco à desinformação no entorno. Já em Itapipoca, o esclarecimento sobre o CAR foi para 70 agricultores familiares reunidos no Seminário Regional promovido pela Federação dos Trabalhadores Rurais (Fetraece). O produtores foram orientados também sobre como pedir à Semace a Autorização Ambiental, um documento exigido na relação dos agricultores com os bancos oficiais.

 

Últimas Notícias

Campus de Cratéus debate revisão do...

Assembleias ocorrem nos dias...


Síndrome do Vice

Sobre carta que circulou na...