Domingos Neto é contra mudanças na estrutura da CGU na reforma administrativa

O deputado Domingos Neto questionou o silêncio do Governo sobre as notícias veiculadas na imprensa dando conta de mudanças na Controladoria Geral da União que perderia o status de Ministério na reforma administrativa.

Usando o tempo da liderança do PROS, Domingos Neto pediu esclarecimentos ao Governo e se posicionou contra qualquer modificação na estrutura do Órgão que tem entre suas funções o combate à corrupção.

Na opinião do parlamentar, Mais grave que a perda do status de Ministério são as informações de que as funções da CGU serão “fatiadas” em três Ministérios e justamente a Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção deixaria de existir. “Não será diminuindo a força daqueles que combatem a corrupção que nós vamos dar um símbolo importante para a sociedade”, afirmou o parlamentar. Líder do PROS, Domingos Neto disse estar apreensivo e que o Líder do Governo ou alguém do próprio governo precisa responder sobre a veracidade dessa informação.

Responsável por assistir direta e imediatamente ao Presidente da República quanto aos assuntos que, no âmbito do Poder Executivo, sejam relativos à defesa do patrimônio público e ao incremento da transparência da gestão, a Controladoria-Geral da União-CGU está organizada em quatro secretarias finalísticas: Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção, Ouvidoria Geral da União, Corregedoria Geral da União e Secretaria de Controle Interno que exercem as atividades de controle interno, auditoria pública, correição, prevenção e combate à corrupção e ouvidoria, fiscalizando também Estados e Municípios.

“Não será extinguindo a CGU ou minando suas prerrogativas que este Governo vai fazer reforma administrativa de respeito”, afirmou Domingos Neto. Na avaliação do parlamentar, há diversas maneiras de diminuir o número de ministérios sem afetar a instituição. O parlamentar lembrou o momento atual, em que o Brasil assiste a vários problemas de corrupção e o papel importante que a CGU tem cumprido, atuando firmemente na defesa do interesse público.

Últimas Notícias

Campus de Cratéus debate revisão do...

Assembleias ocorrem nos dias...


Síndrome do Vice

Sobre carta que circulou na...