Parambu está acima da média Nacional e Estadual na Avaliação Nacional da Alfabetização

Prefeita Keylly Noronha e secretário de Educação Thiago Gomes comemoram em Parambu o resultado que foi acima da média nacional e estadual na avaliação nacional da alfabetização (ANA). As notas mostram o município acima da média nacional e estadual destacando-se o grau de aprendizagem.

Diante da avaliação nacional da alfabetização -ANA, o município de Parambu mostrou que seus resultados ficaram acima da média nacional e estadual. A avaliação, segundo o site do INEP, é direcionada para estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental, fase onde se conclui o Ciclo de Alfabetização.

O município de Parambu, segundo a Gerente do PAIC, Erandi Moura, obteve notas que demonstram o avanço da qualidade da educação no município na atual administração.

“Resultado de muito esforço e dedicação dos profissionais de educação e apoio da Administração através da prefeita Keylly Noronha , destacamos o nosso maior objetivo que é o de promover o aprendizado de qualidade para os nossos estudantes. A avaliação do INEP mede o grau de aprendizado das nossas crianças do 3º ano na escrita, na leitura e na matemática. Graças a Deus o nosso município evoluiu seus resultados, queremos destacar que a nossa meta é melhorar estes índices.” Destacou o Secretário de Educação Thiago Gomes.

COMO FUNCIONA A ANA

Criada em 2013 como parte do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), pacto do MEC para alfabetizar todas as crianças até oito anos de idade, a ANA é uma avaliação externa realizada pelo Ministério da Educação (por meio do Inep) com alunos de 3º ano do ensino fundamental (último ano do Ciclo de Alfabetização) de todo o país. A prova aplica testes para aferir níveis de alfabetização e letramento.

Segundo a Gerente, a avaliação é realizada por níveis. “Quando maior o nível, melhor a aprendizagem!”, destacou. Confira abaixo os índices:

Para o Nível 3 e 4 (Maiores Níveis)

Proficiência Leitura.

Média Municipal——62,7%

Média Estadual——-49,47%

Média Nacional——-43,83 %

Para o Nível 4 e 5 (Maiores Níveis)

Proficiência Escrita.

Média Municipal——–67,5%

Média Estadual———54,13%

Média Nacional———65,54%

Para o Nível 3 e 4 (Maiores Níveis)

Proficiência Matemática.

Média Municipal——–54,7%

Média Estadual———44,51%

Média Nacional———42,93%

Fontes: http://portal.mec.gov.br/ e http://ana.inep.gov.br/ANA/

A prefeita Keylly Noronha parabeniza a todos os profissionais da educação e ressalta que, “os bons resultados são fruto de um trabalho de comprometimento com a educação, valorização dos profissionais e a disponibilização de boa infraestrutura para os alunos”.

Fonte – Secretaria Municipal de Educação

Últimas Notícias

Campus de Cratéus debate revisão do...

Assembleias ocorrem nos dias...


Síndrome do Vice

Sobre carta que circulou na...