Domingos Filho toma posse como presidente do Instituto Superior de Contas do TCM

A posse do conselheiro Domingos Filho na presidência do Instituto Superior de Contas do TCM, na manhã do dia 27 de março, mostrou o prestígio do ex-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. Mais importante ainda é o que ele pretende fazer, Domingos Filho quer trabalhar para que as prefeituras tenham melhores gestões, a chamada governança.

O exemplo vai partir do TCM que cobra eficácia, mas não aparelha os municípios com regras simples para fazer cumprir as leis.

A solenidade, que ocorreu no Centro Administrativo, na sede do TCM, teve a presença do governador Camilo Santana, do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, da prefeita de Tauá, sua esposa Patrícia Aguiar, representantes da Assembleia Legislativa, do presidente da Aprece, Expedito Nascimento, e do Presidente da Câmara Municipal da Capital, vereador Salmito Filho. A solenidade com mais de 300 convidados entre prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, desembargadores e municipalistas.

POSSE DE DOMINGOS FILHO
Segundo o conselheiro, o Instituto estará empenhado na qualificação permanente, principalmente dos gestores municipais. “O objetivo primordial é fazer com que o Instituto cumpra um papel mais abrangente do que já vinha cumprindo como Escola de Contas e que garanta a qualificação dos nossos gestores para que eles errem cada vez menos”, esclareceu.

Na ocasião o conselheiro Domingos Filho fez o lançamento oficial do projeto de capacitação do órgão para 2015, intitulado Capacidades: Educação, Participação e Transformação.

O programa de qualificação terá inicio ainda em abril e contará com todo o conteúdo didático focado em aspectos práticos, relacionados às questões do cotidiano. Além disso, um ponto crucial, que é o encerramento dos mandatos ao final de 2016, tem papel preponderante nessa ação.

Para o conselheiro Domingos Filho, a expectativa à frente do IESWA é de poder proporcionar “orientação, capacitação, formação de natureza permanente e qualificação, cada vez mais dos próprios conselheiros, dos servidores, dos jurisdicionados e da sociedade civil”.

Através do Capacidades o TCM-CE pretende promover 15 eventos no interior, realizados em cidades-pólo que concentrarão representações de municípios vizinhos, garantindo a qualificação dos administradores e profissionais das 184 municipalidades do Estado. Na ocasião serão abordados temas sobre atos de gestão voltados para a transição governamental, obras públicas – principais conceitos e recomendações, gestão de pessoal no serviço público, controle interno, transparência, controle social e ouvidoria. Além disso, haverá curso voltado para os conselhos de saúde e administradores escolares, incluindo temas como Especialidades dos Conselhos de Saúde e Fundo de Manutenção e Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA DOMINGOS FILHO
O ex-governador Lúcio Alcântara representando a família do homenageado, seu pai, o médico Waldemar Alcântara, que leva o nome do instituto, em seu pronunciamento, agradeceu a homenagem prestada pelo TCM ao Presidente Francisco Aguiar e ao conselheiro Domingos Filho, que foi o relator da proposta de homenagem.

“Quero destacar de forma especial o conselheiro Domingos Gomes de Aguiar que foi o relator da proposição e é agora o seu primeiro dirigente”, disse Lúcio ao iniciar sua fala, ao tempo em que agradeceu o apoio dos demais conselheiros que aprovaram a homenagem por unanimidade.

Em outro trecho do pronunciamento, o ex-governador Lúcio Alcântara lamentou não ter sido aliado político de Domingos Filho nos embates eleitorais do Ceará. “Devo dizer que a política não é apenas a arena da controvérsia e da disputa, é também um local da convergência quando há o interesse público. Na vida pública nunca tive a felicidade de está ao lado do Domingos Filho nas pelejas eleitorais, mas sempre tivemos um convívio muito cordial e amigo, e tivemos essa mesma convergência de cuidar bem do interesse público”, finalizou.

Últimas Notícias

Campus de Cratéus debate revisão do...

Assembleias ocorrem nos dias...


Síndrome do Vice

Sobre carta que circulou na...