Odilon Aguiar apresenta projeto que cria programa de desenvolvimento e o Fundo de Desenvolvimento Sustentável

O deputado Odilon Aguiar informou, em pronunciamento no segundo expediente da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (06/05), sobre o projeto de indicação, de sua autoria, que prevê a criação do Programa Cearense do Desenvolvimento Sustentável (Procedes). O parlamentar acentuou que a proposta envolve a criação de um fundo gerido por diversos setores envolvidos com o desenvolvimento econômico, o Fundo de Desenvolvimento Sustentável.

De acordo a proposta, o objetivo é incentivar o desenvolvimento da cadeia produtiva de energia sustentável e a auto suficiência de pessoas físicas e jurídicas no seu consumo; o desenvolvimento da cadeia produtiva da eficiência energética;  e o desenvolvimento da cadeia produtiva relacionada ao tratamento de  resíduos sólidos e líquidos urbanos, rurais e industriais.

O parlamentar lembrou que o Ceará foi pioneiro na produção de energia eólica, em 2001, e de energia solar, em 2010, no entanto, tem perdido espaço para outros estados da Federação, por falta de uma política específica para o setor. “Hoje, o Piauí, que há bem pouco tempo não produzia nada de energia eólica, está recebendo altos investimentos. Precisamos dar um incremento na geração de energia”, frisou.

Em aparte, o deputado Roberto Mesquita (PV) disse que Odilon “monta no cavalo na hora certa”, ao apresentar o projeto. Ele considerou que a produção de energia deve ser incentivada.

O deputado Leonardo Pinheiro (PSD) disse que a energia alternativa é muito importante para o mundo, e que o Ceará tem o maior potencial de produção de energia eólica entre todos os estados brasileiros.

Últimas Notícias

Prefeita de Canindé autoriza reforma...

Após encontro da prefeita...


Requerimentos de Aderlânia Noronha...

Foram aprovados, na sessão...


Município de Novo Oriente realizou a...

Com o tema “Democracia...