QUIXADÁ/ELEIÇÕES 2020: Promotora Eleitoral manifesta favorável a divulgação de pesquisa e diz não existir irregularidades

A promotora da 6ª Zona Eleitora, Gina Cavalcante Vilasboas, emitiu parecer favorável para que a justiça autorize a divulgação da pesquisa eleitoral com intenção de voto para a Prefeitura de Quixadá. No seu parecer, Vilasboas afirma que a pesquisa não apresentou irregularidades ou qualquer tipo de manipulação e, por tanto, se manifestou “pela improcedência da presente impugnação”.

O resultado do levantamento estava marcado para sair nesta quinta-feira (29), mas foi barrado pelo juiz Eleitoral ao conceder liminar a pedido do candidato Sérgio Onofre. Os advogados da coligação “Agora é a vez do povo”, liderado por Onofre, pleitearam a impugnação da pesquisa de opinião sob o argumento de que possuía suposto direcionamento aos candidatos Ilário Marques e Ricardo Silveira, e que a amostra de bairros para o levantamento estaria errada.

Direcionar uma pesquisa seria, por exemplo, desconsiderar em uma pergunta a existência de determinados candidatos como opção de voto entre os existentes. O jurídico de Sérgio Onofre afirmou que esse cenário estaria ocorrendo. A empresa IPESPE – Instituto de Pesquisas Sociais e Políticas e Econômicas, responsável pela pesquisa, contestou que a primeira pergunta era espontânea favorecendo todos os candidatos, uma vez que todos eram citados.

Gina Cavalcante Vilasboas afirmou no seu parecer que, para o MPE, a impugnação da pesquisa “é desprovida de fundamento, uma vez que, conforme questionário anexo, todos os candidatos majoritários foram devidamente mencionados nas perguntas formuladas, não sendo a especialização de duas perguntas, lícitas, num universo de 23 perguntas abrangentes capaz de afastar a isonomia entre os candidatos”.

“Portanto, considerando que os documentos constantes na exordial não são suficientes para comprovar irregularidades na pesquisa realizada, o Ministério Público Eleitoral manifesta-se pela improcedência da presente impugnação”. 

O parecer representa uma defesa a liberdade de imprensa, para que a empresa contratante e proprietária do site Folha do Sertão, contratante da pesquisa, possa fazer a divulgação.

Últimas Notícias

MOMBAÇA: Escola Divino Salvador...

Na noite de terça-feira...


Governo do Ceará lança o Projeto São...

O governador Camilo Santana,...


CANINDÉ: Prefeita assina liberação...

Na manhã de terça-feira...


Prefeito eleito Régis Carneiro vai à...

Na noite desta terça-feira...