Caminhada de São José em Pindoretama agora faz parte do calendário oficial do Estado

De autoria do deputado estadual Sergio Aguiar, o projeto que inclui a Procissão de São José, em Pindoretama, foi sancionado pelo governador Camilo Santana. Ê a Lei nº 16.997. A tradição tem aproximadamente 30 anos e envolve fiéis de todas as comunidades de Pindoretama, e vários municípios da região, inclusive de Fortaleza.

Para o deputado Sérgio Aguiar “este é um evento importante para Pindoretama, que a cada ano aumenta o fluxo do turismo religioso”. O parlamentar reconhece, ainda, o apoio e o esforço do prefeito Waldemar Araújo, em propagar cada vez mais o evento.

A cada 19 de março, dia dedicado a São José, muitos dos fiéis saem de casa na noite anterior para se juntar aos demais devotos. Alguns andam seis quilômetros até o local da celebração campal, no Centro Cultural da cidade.

Os devotos deixam a paróquia das comunidades do município e se deslocam para o local da celebração com um andor de São José da igreja da localidade, repleto de flores, rezando o terço e entoando cânticos de louvor e agradecimento ao pai de Jesus Cristo.

As orações e cânticos são para que São José abençoe o Estado do Ceará com chuvas e os agricultores cearenses tenham uma boa colheita no ano. A maioria dos romeiros comparece à missa ainda em jejum. Por este motivo, o café da manhã após a celebração já virou tradição.

São José é padroeiro do Ceará, daí a razão do feriado estadual. Ele é marido de Maria,e carpinteiro de profissão, por isso São José é o protetor da Igreja Católica, padroeiro dos trabalhadores por seu ofício de artesão e patriarca da Sagrada Família.

Últimas Notícias

Educação em Tauá emite comunicado...

Em comunicado emitido ontem,...


Após 40 dias internado, 27 deles na...

Na luta contra a Covid-19,...


Hospital de Campanha vai começar a ser...

Na manhã de hoje, 26, o...