Prefeita Mônica Aguiar assina PL que garante piso salarial a Agentes de Saúde e Agentes de Combate a Endemias

A Prefeita de Camocim Monica Aguiar esteve em reunião na tarde desta terça-feira com o Secretário Municipal da Saúde Dr. Fernando Fernandes, o chefe de divisão de epidemiologia Ivanildo Reis, a presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde do Município, Maria Vanuza Teixeira e o Coordenador de Endemias Francisco Setubal, acerca da instituição do piso salarial nacional dos agentes.

O Projeto de Lei foi assinado pela gestora do executivo municipal e encaminhado para a Câmara para apreciação e aprovação. A proposta oriunda da mensagem 8.362, altera a Lei nº 14.101, sendo o projeto de lei federal que fixa o piso salarial nacional, tornando-se uma grande conquista para esses profissionais, que passarão a receber o valor base de R$1.250,00 (Um mil duzentos e cinquenta reais). É um reconhecimento ao relevante trabalho realizado, sobretudo, nas comunidades carentes de todo o Município, fortalecendo o nosso compromisso e o respeito com os agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias. A garantia de piso salarial é uma das prioridades da gestão municipal.

Vale ressaltar que o Ceará é pioneiro na implantação dos Agentes de Saúde e Agentes de Endemias. Na década de 1980 o estado apresentava um problema com relação à mortalidade infantil. O Governo então decidiu investir na experiência dos agentes comunitários de saúde, criando em 1987 a atividade. No decorrer desses anos, pode-se constatar a eficácia dos profissionais. Com o passar dos anos, os agentes de saúde incorporaram diversas outras funções e foram integrados às equipes de saúde da família, na atenção primária de saúde prestada pelos municípios.

Últimas Notícias

MPCE recomenda elaboração do Plano...

O Ministério Público...


Mulher perde quase R$6 mil em golpe...

Uma idosa de 69 anos foi...


Governo do Ceará orienta municípios...

O Governo do Ceará, por...