VII Conferência Municipal de Saúde é realizado em Icó

O auditório da Clínica Escola da Faculdade Vale do Salgado, em Icó, recebeu na tarde desta terça-feira (23) a VII Conferência Municipal de Saúde, com o tema central “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Realizado pelo Conselho Municipal de Saúde de Icó, em parceria com a Secretaria de Saúde e apoio da Prefeitura, o encontro foi direcionado a profissionais da Saúde e usuários do SUS e contou com palestras e discussões com ênfase na construção de diretrizes que podem ser utilizadas em planos plurianuais e construção de políticas públicas, a partir de análises e sugestões.

“Estamos todos aqui; gestores, prestadores de serviço, trabalhadores e usuários do SUS para construirmos juntos a saúde que queremos para os próximos quatro anos, analisando os últimos 33”, explicou Dra. Laciana Lacerda, Conselheira Estadual de Saúde, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e uma das palestrante.

“Este momento é muito importante para o município porque as ideias extraídas hoje serão levadas para a Conferência Regional, depois para a Estadual e, posteriormente, para a Nacional”, acrescentou a secretária da pasta Orianna Nunes.

Homenagem

Na ocasião, o vice-prefeito Dr. Quilon Peixoto Farias foi homenageado pela contribuição que deu ao município na área da Saúde. Formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, ele voltou ao município de Icó, onde exerceu sua profissão, a pedido de seu pai, ajudando os menos favorecidos financeiramente, em 1963.

Na busca pelo exercício pleno enquanto médico e com o apoio incondicional da sua família, especialmente do seu irmão Edmundo Peixoto Farias, edificou a Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, que durante 43 anos serviu a população icoense e a circuvizinha, acolhendo e cuidando das vidas que ali chegavam e que ali nasciam.

Últimas Notícias

Funasa lança Programa Saneamento...

O Governo Federal, por meio...


Câmara Municipal de Tauá realiza sua...

A Câmara Municipal de Tauá...


Prefeita Patrícia Aguiar garante...

O Governo do Ceará vai...


Agente de Saúde é a primeira icoense...

A prefeita de Icó, Laís...