MOMBAÇA: Semana do Bebê encerrada com a escolha do Bebê do Ano e do Bebê Prefeito

O município de Mombaça através da Secretaria de Saúde conjuntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Articulação do Municipal do Selo Unicef 2017/2020 e Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUNCA) realizou a vasta programação na última semana do mês de outubro, Semana do Bebê 2018, para alertar sobre a importância do cuidado nos anos iniciais da vida da criança. 

Neste período o município mobiliza os munícipes pela garantia de sobrevivência e de desenvolvimento de crianças em seus primeiros anos de vida. Esse é o objetivo da Semana do Bebê, iniciativa apoiada pelo UNICEF que vem contribuindo para a garantia do direito de cada bebe a sobreviver e se desenvolve, aprender, brincar, conviver com sua família e comunidade.

Durante o mês de outubro as Unidades Básicas de Saúde de Mombaça, desenvolveram ações voltadas para saúde das crianças visando acolher mães de crianças dentro da unidade como  também evidenciar os cuidados realizados pela genitora para que estas sirvam de exemplos para outras mulheres.

No encerramento das atividades do mês de outubro, aconteceu, no dia 31 de outubro, no Auditório do Pólo de Atendimento do Proares, a culminância da Semana do Bebê com a Escolha do Bebê do Ano 2018 e o Bebê Prefeito 2018. 

Eleito Bebê Prefeito o recém-nascido Enzo Grabriel por ser o primeiro bebê nascido na Semana do Bebê. Acompanhado dos pais recebeu a Chave do Município das mãos da Dona Leda Jota que estava representando o Prefeito Ecildo Filho.

Bebês das 11 UBS’s participaram da escolha do Bebê do Ano 2018, ao desfilarem na passarela, sendo vencedor o bebê Miguel Pereira do Nascimento, de 10 meses de idade, pertencente a UBS de Carnaúba. Salienta-se que durante a semana, em cada UBS foi escolhido um bebê para a disputada final.

A escolha do Bebê do Ano obedeceu os seguintes critérios: faixa etária de 0 a 2 anos, amamentação exclusiva durante os primeiros 6 meses de vida, a mãe do bebe ter realizado 7 ou mais consultas de pré-natal, ter realizado em dia as consultas de puericultura e apresentar crescimento adequado para idade.

Todas as crianças receberam Certificado um presente doado pela Primeira Dama Jakelini Braga Evangelista.

O evento contou com a presença da secretária de Saúde, Dra. Norma Marque; vice-presidente do CMDCA, Angélica Freitas; secretário de Juventude Esporte e Cultura e Articulador Municipal do SELO UNICEF, Ney Werbson; representante do Conselho Tutelar, conselheira Margarida; Dona Leda Jota representando o Prefeito Ecildo Filho e adolescentes do NUCA.

ASCOM Mombaça

Últimas Notícias

Divulgada premiação do Concurso de...

A Prefeitura de Sobral, por...


FORTALEZA: Praia de Iracema recebe...

A Prefeitura de Fortaleza,...


QUIXADÁ: Cultura urbana é destaque em...

Noite de quarta-feira, 14 de...