Solonópole recebe 5 mil doses extras de vacina contra o H1N1

Após solicitação do prefeito Webston Pinheiro junto ao governador Camilo Santana, além dos esforços da Secretaria Municipal de Saúde junto à Secretaria Estadual e a Coordenadoria Regional de Saúde de Quixadá, Solonópole recebeu nesta semana cerca de cinco mil doses extras de vacinas contra o H1N1.

A Campanha de imunização contra o vírus teve início na última sexta-feira (20), após determinação das autoridades estaduais, que se surpreenderam com a ocorrência de óbitos no Ceará. Desde então, todos os postos de saúde do município vacinam os grupos prioritários: idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 05 anos, gestantes, puérperas (pós-parto de até 45 dias), trabalhadores de saúde, professores da rede pública e privada, indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão cumprindo medidas socioeducativas e portadores de doenças crônicas com comorbidades. A imunização para estes grupos é feita exclusivamente nas unidades básicas de saúde.

Com o lote extra de vacinas recebido pelo Estado nesta semana, o município já imunizou praticamente todo o quadro de alunos da rede pública e privada, comerciantes e funcionários públicos – grupos que estão mais vulneráveis ao contato com a doença. A imunização está, desde ontem (25), disponível a toda a população no prédio da Secretaria de Saúde.

“Estamos vacinando a população que não se enquadra no grupo prioritário somente na Secretaria. Então, novamente eu reforço aos que ainda não se imunizaram, que venham o mais rápido. Enquanto tivermos estoque, estaremos trabalhando”, completou a secretária.

O município registrou um óbito por H1N1 neste ano. É o único caso confirmado até então.

Últimas Notícias