Gestores da rede municipal de ensino de Caucaia são capacitados

Dentro do Programa de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou-se na sexta-feira (27/4) a aula inaugural do Curso de Capacitação para Gestores. As atividades foram promovidas em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Polo de Caucaia – e aconteceram no Centro de Formação e Avaliação (Cemfa), na Tabuba.

Com mais de 150 inscritos, a formação se dará em regime de Ensino à Distância, mas terá encontros presenciais. A aula inaugural foi marcada pelo discurso de acolhimento da subsecretária municipal de Educação Regiane Oliveira e do professor Robson Cruz, do IFCE, que ressaltou a importância de o gestor entrosar-se e dar chance de participação no desenvolvimento das ações pedagógicas ao corpo de apoio escolar.

Até a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), em 1996, as autoridades educacionais consideravam apenas o corpo docente e discente das escolas em suas metas e programas. Por isso, as preocupações enceravam-se no ensino-aprendizagem. Passaram-se dez anos para que essas autoridades compreendessem que o apoio da escola tinha papel importante na condução das unidades.

O resultado dessa nova compreensão foi a aprovação da Lei nº 12.014/2009, que passou a incluir o corpo de apoio das escolas na composição político pedagógica das instituições educacionais, passando a utilizar a nomenclatura “profissionais da educação”, ao conjunto dos que fazem a educação no Brasil.

As aulas presenciais do Curso de Capacitação de Gestores deverão acontecer no Polo de Caucaia do IFCE, situado na Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Flávio Portela Marcílio, no Itambé.

Últimas Notícias

Novo decreto proíbe eventos em locais...

O Decreto Estadual que entra...


MP Eleitoral requer regulação de...

Nesta sexta-feira (23), o...


Autor do gol da vitória, Wesley...

Atacante balançou as redes...