Eunício homenageia vítimas de Hiroshima

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, e os senadores Jorge Viana (PT-AC) e Antonio Anastasia (PSDB-MG) — que integram a delegação de parlamentares brasileiros em visita oficial ao Japão — estiveram na quinta-feira (19) no Parque do Memorial da Paz de Hiroshima. O local é dedicado às vítimas da bomba atômica que devastou a cidade em 6 de agosto de 1945 durante a 2ª Guerra Mundial.

“Como presidente do Congresso Nacional do Brasil e como representante do povo brasileiro, me comprometo juntamente com meus colegas aqui presentes a envidar todos os esforços políticos possíveis para impedir que trágicos acontecimentos como o que ocorreu aqui e em Nagasaki, há 73 anos, nunca mais se repitam na história da humanidade. Que o século XXI seja o século da paz. E que Deus nos proteja a todos!”, escreveu Eunício no livro de mensagens do Museu do Memorial da Paz.

No monumento erguido em homenagem às vítimas, o presidente do Senado e os demais senadores se uniram ao prefeito de Hiroshima, Kazumi Matsui, para a cerimônia da oferenda floral. Em seguida, ouviram o relato de Yoshiko Kajimoto, sobrevivente à explosão da bomba atômica. Ela tinha 14 anos quando Hiroshima foi atingida e contou como foi sua luta para se recuperar dos ferimentos e do pós-guerra numa cidade destruída e com milhares de pessoas sem emprego, sem assistência médica e sem perspectivas de futuro.

Da Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado

Últimas Notícias