Governo do Ceará lança CNH Popular Estudantil e beneficia 8 mil de estudantes

Completar 18 anos e tirar a Carteira Nacional de Trânsito (CNH) é um dos principais desejos do início da vida adulta. O valor do investimento, porém, não é tão acessível. Procurando atender a essa demanda, o Governo do Ceará vai contemplar alunos da rede estadual com 8 mil habilitações. Gratuito, o documento vai beneficiar estudantes com 18 anos a partir do 3º ano do Ensino Médio. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana no Palácio da Abolição, nesta quinta-feira (7), na presença de alunos de 14 escolas estaduais da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A ação é uma parceria entre a Secretaria da Educação (Seduc) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE).

De acordo com Camilo Santana, serão, inicialmente, ofertados 8 mil documentos para os estudantes de 18 anos que concluíram o Ensino Médio em 2016 e os que estão finalizando o nível de ensino neste 2017. O governador destacou que ainda esta semana vai ser lançado o edital com os critérios para a seleção dos alunos que vão ser beneficiados.

Camilo Santana falou sobre os objetivos da iniciativa: o principal de manter a valorização da educação.

Em seu discurso, o governador também citou outras ações estaduais que fomentam a educação de jovens cearenses, como o Programa Avance – Bolsa Universitário, que, por meio de auxílio financeiro, dá condições de acesso à universidade de estudantes egressos da rede pública cearense; e da criação de Centros de Línguas Estrangeiras descentralizados pelas regiões do Estado. A rede de Escolas de Ensino Profissional Integral também foi citada pelo gestor como a maior do País.

CNH Popular Estudantil

O titular da Seduc, Idilvan Alencar, enfatizou que serão beneficiados com a CNH Popular Estudantil alunos que tiverem uma frequência igual ou superior a 80% e um rendimento escolar positivo – calculado por média aritmética simples das médias finais de cada componente curricular da Base Nacional Comum.

Representando os alunos presentes, a estudante Giovana Pinheiro, da Escola de Ensino Médio Padre Coriolano, de Pacajus, subiu ao palco e agradeceu o governador pela iniciativa.

Visita a Brasília

Durante o evento, o governador Camilo Santana também comentou sobre a agenda em Brasília na última quarta-feira (6). O chefe do Executivo se reuniu com o ministro Helder Barbalho para tratar das obras da Transposição do São Francisco. O chefe do Executivo disse, ainda, que também foi pauta a Transnordestina – obra ferroviária para ligar o Porto de Pecém, no Ceará, ao Porto de Suape, em Pernambuco, além do cerrado do Piauí.

Na ocasião, o governador Camilo Santana falou também sobre a agenda que ele cumpriu junto ao Ministério da Educação em Brasília, em busca de mais benefícios para a educação do Ceará.

Últimas Notícias

Hospital Regional de Icó realiza...

Na quinta-feira, 7, ocorreram...


Projeto Criança Feliz com excelentes...

O programa Criança Feliz, é...


Prefeita Rozário Ximenes rateia mais...

Cumprindo o compromisso feito...


Quixeramobim recebe mais de 4,2...

O município de Quixeramobim...