Erradicação do trabalho infantil é tema de fórum municipal inédito em Caucaia

A Prefeitura de Caucaia promoveu, na manhã desta sexta-feira (1º/12), um importante momento de debates acerca do trabalho durante a infância. Trata-se do 1ª Fórum de Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil do Município de Caucaia, uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (SDS) e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

A vice-prefeita Lívia Arruda e a primeira-dama Erika Amorim participaram do evento, que também contou com a presença do prefeito mirim de Caucaia, Marcos Vinícius. Os debates aconteceram no auditório do Convento das Irmãs Cordimarianas (Centro).

Por ter atuado diretamente contra o trabalho infantil enquanto deputada estadual, Lívia Arruda tornou-se militante da causa. “Me apaixonei por essa luta e a defendo diariamente. Temos uma rede coesa e comprometida aqui em Caucaia para erradicar o trabalho infantil. Uma gestão que entende que é preciso um trabalho em conjunto para promover mudanças”, enfatizou a vice-prefeita. Ela classificou o trabalho infantil como algo que “destrói potencialidades físicas e emocionais” e defendeu que a denúncia deve seja uma prática constante, pois “calar é permitir.”

Também secretária municipal de Governo e Articulação Política, Erika Amorim pontuou que o combate ao trabalho infantil é grande porque também tem raízes culturais. “Muitas vezes são os pais que incentivam os filhos a trabalharem para complementar a renda familiar, dando a eles uma responsabilidade que não os pertence. Um caso comum e recorrente é registrado quando crianças do interior vão para capital trabalhar em casas de família. É a caracterização clara do que é trabalho infantil”, explicou a primeira-dama. O papel dela como articuladora do Selo Unicef, certificação concedida às gestões que reduzem desigualdades e garantem direitos a crianças e adolescentes, foi lembrado no encontro.

O desafio de erradicar o trabalho infantil em Caucaia foi pontuado pela titular da SDS, Danielle Alexandre. “Caucaia possui um grande território. Esse cenário torna o trabalho de erradicação de trabalho infantil algo muito difícil de realizar, mas não impossível”, pontuou a secretária.

À frente da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Laís Sales reforçou o papel da gestão de promover oportunidades para crianças e jovens. “O Governo do Estado tem o programa Jovem Aprendiz e as atividades ofertadas aqui em Caucaia são executadas pela nossa pasta. Os jovens precisam de capacitação, de oportunidades para crescimento”, declarou.

Eleito prefeito mirim de Caucaia em novembro deste ano, Marcos Vinícius, 8, representou todos os pequenos em sua fala. “Ser criança é muito bom. É uma fase que devemos viver da forma correta. Criança tem que estudar e não trabalhar”, enfatizou.

Uma contextualização sobre o trabalho infantil, suas configurações e consequências foi apresentada em palestra ministrada pelo procurador do Trabalho Antônio de Oliveira Lima.

SERVIÇO

Denúncias de trabalho infantil podem ser feitas por meio dos seguintes canais:

Conselho Tutelar Sede

Onde: rua Edson da Mota Correia, n 246 – Centro

Telefone: 3342.8123

Conselho Tutelar Jurema

Onde: rua Nova Granada, s/n – Marechal Rondon

Telefones: 3294.7070 ou 3471.2590

CREAS Sede

Onde: rua Santa Helena, n 246 – Parque Soledade

Telefone: 3342.2814

CREAS Jurema

Onde: rua Jurupari, n 678 – Guadalajara

Telefone: 3238.9085

Ministério Público do Trabalho

Telefone: 3342.9085

Disque denúncia

Telefone: Disque 100

Últimas Notícias

Hospital Regional de Icó realiza...

Na quinta-feira, 7, ocorreram...


Projeto Criança Feliz com excelentes...

O programa Criança Feliz, é...


Prefeita Rozário Ximenes rateia mais...

Cumprindo o compromisso feito...


Quixeramobim recebe mais de 4,2...

O município de Quixeramobim...