Deputada Aderlânia Noronha tem mais um projeto aprovado pela Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quinta-feira, dia 05/10, projeto de autoria da deputada Aderlânia Noronha (SD), que garantirá apoio do Governo do Estado ao Sistema Único de Saúde – SUS, através de unidades móveis de prevenção ao câncer de mama e de colo uterino, que serão instaladas em veículos adaptados e contarão com equipe multidisciplinar, que atuará de forma coordenada em todo o Ceará.

“O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente de câncer no mundo e o mais comum entre as mulheres. Ele é seguido pelo câncer de colo de útero, o segundo que mais aparece na população feminina e que constitui a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil” – ressaltou a deputada.

Os dois tipos de câncer, contudo, têm chances altíssimas de cura, caso descobertos em estágios iniciais. Para a mama, a cura fica em torno de 90%, se o tumor for diagnosticado precocemente. No caso do câncer de colo uterino, a chance de cura chega a 100%.

“Além da realização de exames preventivos periódicos, é importante, segundo os médicos, estar atento aos fatores de risco e de proteção, motivo pelo qual é imprescindível a realização de palestras, exposições e ações de combate e prevenção aos dois tipos de câncer” – afirmou Aderlânia.

Com a aprovação do projeto, o governo, através dos órgãos estaduais, realizará campanhas para divulgar a presença das unidades móveis de prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo uterino nas regiões do Estado.

Últimas Notícias

Com emenda do Deputado Genecias...

O prefeito Antônio Gois...


Prefeita Laís Nunes visita Curso de...

Na manhã de sexta-feira, 15,...


NOVO ORIENTE: Padre Francisco José...

Na manhã desta quinta-feira...