Formação de mais 1.350 policiais militares amplia segurança no Estado do Ceará

Novos 1.350 soldados da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foram graduados nesta sexta-feira (20), em solenidade realizada no Centro de Eventos do Estado. Presidido pelo governador Camilo Santana, acompanhado do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, o evento marca o início de mais 1.282 homens e 68 mulheres no reforço da segurança estadual.

O efetivo corresponde à 1ª turma do concurso lançado pelo governador Camilo Santana em julho de 2016 – que convocará, ao todo, 4.200 PMs, distribuídos em três turmas. A 2ª turma aprovada no certame está em processo de formação desde julho último; e a 3ª turma já foi chamada para a etapa de inspeção de saúde.

De acordo com o governador Camilo Santana, a projeção é ter o efetivo total em atividade o mais breve possível.

O chefe do Executivo destacou que este reforço no efetivo vai ser importante para o Estado fortalecer a segurança em áreas que estejam necessitando.

Camilo Santana aproveitou a oportunidade para falar no trabalho de ampliação do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio).

Com a turma graduada nesta sexta-feira, o Governo do Ceará apresenta, desde 2015, 2.786 PMs, entre oficiais e praças. Acrescentados aos efetivos nomeados da Polícia Civil (650), do Corpo de Bombeiros (275) e da Perícia Forense (108), o reforço nos últimos anos é de 3.819 profissionais.

Somados aos próximos 2.800 soldados que serão formados, referentes às 2ª e 3ª turmas do último concurso, o número alcança a marca de mais de 6.600 profissionais em campo.

De acordo com o secretário André Costa, a sensação de segurança da população vai aumentar, principalmente, em áreas demandantes de Fortaleza. O secretário disse, ainda, como o Ceará pretende utilizar esses novos policiais militares.

Para Caio Rodrigo Fernandes, de 24 anos, um dos formandos, a graduação foi o momento mais esperado.

A formanda Carolina Carvalho, 22, relatou que todas as etapas da formação valeram a pena e que estava muito orgulhosa com a conquista.

A 1ª turma de candidatos aprovados no concurso iniciou o Curso de Formação Profissional para Carreira de Praças da Polícia Militar do Ceará em abril deste ano.

Promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), a capacitação teve carga horária de 1.020 horas/aula, formatadas com base na matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (Senasp/MJ). Incluindo aulas teóricas e práticas, os soldados tiveram acesso a conteúdos como Sociedade, Ética e Cidadania; Tiro Policial Defensivo; Direitos Humanos e Gestão de Conflitos e Eventos, por exemplo.

Últimas Notícias

Governo do Ceará envia à Assembleia...

Uma das ações de grande...


Iniciada fase de coleta de dados e...

As equipes de fiscalização...


MOMBAÇA: Escola Divino Salvador...

Na noite de terça-feira...


Governo do Ceará lança o Projeto São...

O governador Camilo Santana,...