CAUCAIA: Atendimentos oftalmológicos e cirurgia de catarata voltam a ser disponibilizados

Entre os avanços comemorados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), um é especial para quem convive com problemas de visão e doenças oculares. Parados até o início do ano, os atendimentos oftalmológicos voltaram a funcionar em Caucaia.

“Estamos desde março retomando os atendimentos. Já duplicamos a oferta de consultas, exames e cirurgias”, afirma o titular da Coordenadoria de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da SMS, Adail Afrânio Marcelino.

Segundo ele, por meio de contrato de prestação de serviços com uma empresa da área, nove importantes exames são ofertados em Caucaia, tais como: mapeamento de retina, biometria ultrassônica, topografia computadorizada, retinografia fluorescente, fundoscopia e paquimetria ultrassônica.

Entre os procedimentos cirúrgicos, o destaque é a facoemulsificação com implante de lente, popularmente conhecido como cirurgia da catarata. A meta da SMS é que sejam realizadas cerca de 80 cirurgias como essa ao mês. Além da remoção da catarata, também estão disponíveis procedimentos como o tratamento cirúrgico de pterígio e a capsulotomia por Yag-Laser.

Para ter acesso, o paciente precisa primeiro passar por uma avaliação na Atenção Primária (posto de saúde). Caso o médico avalie a necessidade de uma consulta especializada, preenche uma ficha de referência e faz o encaminhamento do paciente.

O fluxo desses atendimentos é agendado pela Central de Regulação do município. “Demos um salto de qualidade na prestação destes serviços e ainda somos referência para outros municípios da região, seguindo os princípios da regionalização da saúde”, comemora Adail Afrânio.

Últimas Notícias

Formação de mais 1.350 policiais...

Novos 1.350 soldados da...


Deputado Genecias Noronha cobra mais...

O Deputado Genecias Noronha...


Deputada Aderlânia Noronha apresenta...

Tramita na Assembleia Projeto...


“Vamos colocar Caucaia em outro...

A tarde desta quarta-feira...