CAUCAIA: Prefeitura inicia trabalhos de territorialização por distritos

Dando sequência ao processo de mapeamento da rede de assistência do município, a Prefeitura iniciou na quinta-feira (24/8) os trabalhos em cada território de Caucaia. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promoveu as primeiras oficinas de territorialização nos distritos. As regiões contempladas neste momento inicial foram os distritos I, II e VI, que abrangem Sede, Litoral e Sertão (entorno da BR-222), respectivamente.

Participaram do encontro médicos, enfermeiros, profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, dentistas e demais profissionais que compõem a atenção primária e a assistência social do município, além de lideranças comunitárias.

Com orientação de facilitadores previamente formados, eles foram pautados por um manual que vai conduzir todo o processo. Por meio dele, as equipes serão capazes de registrar dados socioeconômicos, o perfil epidemiológico da população, barreiras e recursos de cada área.

A medida visa a atualização do retrato da assistência do município para que, uma vez identificadas, essas informações sejam analisadas pela administração e passem a integrar um plano de ações. O caminho até chegar a este produto deve durar cerca de 2 meses, nos quais os atores sociais envolvidos vão percorrer cada território, elaborar os mapas, consolidar dados, analisar cada situação, elencar problemas e propor soluções.

Em visita às atividades do distrito II, em Iparana, a secretária municipal de Governo e Articulação Política, primeira-dama Erika Amorim, parabenizou o envolvimento dos profissionais que lotaram o auditório da Confederação Brasileira de Futsal. A área conta com nove unidades básicas de saúde e 14 equipes de saúde da família.

O alcance é de quase 80 mil pessoas. “Esses próximos meses com certeza serão muito ricos. Sabemos que os desafios são grandes. Por isso que precisamos compreender melhor os nossos problemas e ser mais assertivos com nossos gastos”, frisou Erika, fazendo referência aos impactos positivos da territorialização para a construção de uma gestão participativa. Ao lado do secretário municipal de Saúde, Moacir Soares, ela visitou todas as oficinas.

De acordo com o titular da pasta, a territorialização executada de forma intersetorial vai resignificar a saúde e fortalecer vínculos com as comunidades assistidas. “Vamos passar dois meses andando por todas as ruas, por todas as localidades e povoados. Este é um dos momentos que considero mais ricos da gestão. O nosso sistema local de saúde impõe uma intervenção intensa e um manejo cuidadoso”, destacou Moacir.

A agenda de oficinas segue nesta sexta-feira (25/8).

Confira a programação.

Dia 25/8, de 8 às 17 horas.

Distrito III – Projeto Vida (Rua Coronel Correia, s/n – Centro. Próximo ao Convento das Irmãs Cordimarianas)

Distrito IV – Igreja Sagrado Coração de Jesus (Av. A, 760)

Distrito V – Lar Fabiano de Cristo – Capemi (Av. Dom Almeida Lustosa, 4395)

Últimas Notícias