Aderlânia Noronha propõe Projeto de Lei que obriga escolas, creches e hospitais do Ceará a instalarem BRINQUEDOTECAS

O Projeto de Lei de autoria da deputada Aderlânia Noronha (SD), dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas nos hospitais, unidades de saúde, escolas e creches do Estado do Ceará.

As brinquedotecas hospitalares têm por objetivos ajudar na recuperação da criança doente, bem como favorecer a comunicação e a expressão das vivências da criança com problemas de saúde, além de permitir a interiorização e a solução dos mesmos.

A deputada Aderlânia Noronha (SD) explicou que essa é uma forma de humanizar o atendimento de hospitais e unidades de saúde.

“Diminui o sofrimento da criança, facilita o tratamento dela e a ciência médica já comprovou através de pesquisas que esse benefício para a criança internada reduz o sofrimento dela e reduz o tempo de internação”, comenta.

Já as brinquedotecas escolares e em creches oferecem um espaço de brincadeiras para que as crianças realizem suas próprias escolhas. Elas permitem um ambiente de observação e de reflexão para que os profissionais conheçam melhor as crianças e ajudem a desenvolvê-las, bem como estimulam e favorecem as relações entre pais e filhos, educadores e crianças e entre as próprias crianças, além de cooperar com os pais, orientando-os para a escolha de brinquedos e evitando o consumo exagerado.

“Criar novos espaços lúdicos para que a criança brinque, em uma época em que tudo é tecnologia, é um grande desafio para todos. Esta problemática torna-se mais grave para as crianças cuja as famílias possuem pouco poder aquisitivo e, por conta disso, acabam sofrendo algum tipo de exclusão. Como resposta a esta realidade, vem se desenvolvendo em distintos países do mundo, espaços como a Brinquedoteca, que possibilita o enriquecimento educativo, a socialização, estimula a criatividade, o lazer, o sentir e o explorar”, explicou a deputada.

O que são Brinquedotecas

As brinquedotecas são espaços preparados para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente apropriado e lúdico. A finalidade é fazer com que através dos jogos, das brincadeiras e brinquedos a criança satisfaça suas necessidades e aprenda a se comunicar, liberar suas emoções, desenvolver sua criatividade, adquirir conhecimentos, desenvolver sua autoestima e socializar.

Por Rute Farias

Últimas Notícias

CAUCAIA/ELEIÇÕES 2020: Naumi leva...

À frente da coligação...


Pesquisa aponta que 61,4% da...

Com quase um mês que se...


Novo decreto proíbe eventos em locais...

O Decreto Estadual que entra...


MP Eleitoral requer regulação de...

Nesta sexta-feira (23), o...