Prefeitura de Caucaia discute projeto intersetorial voltado para o desenvolvimento humano sustentável

O prefeito Naumi Amorim reuniu secretários municipais para apresentar a proposta de um projeto intersetorial voltado o desenvolvimento humano sustentável. Para isso, Naumi Amorim recebeu o médico que presidiu o Unicef em diversos países e o Unicef do Ceará, por dez anos, Ennio Cufino. O encontro aconteceu na sede da Prefeitura de Caucaia.

O projeto, conforme destacou a secretária de Governo, Erika Amorim, deve ser definido como uma política de governo, na qual deve se envolver o governo com um todo. “Fazer com que avance e trabalhe a relação e inter-relaçao da saúde com a educação, a habitação, o saneamento, o transporte e o lazer, por meio de políticas integradas”, citou.

Durante a apresentação foram relatados índices das áreas da Educação e Saúde que demonstram como as atuais condições às quais a população está exposta, não deveriam estar postos. “Temos aqui no município salas multiseriadas em que alunos de séries diferentes estudam numa mesma sala”, exemplificou a secretária da Educação, Lindomar Soares.

Conforme explanação, a primeira condição é que a cidade dê respostas efetivas para as necessidades de desenvolvimento, para as organizações e para as pessoas; a segunda é que a cidade tenha capacidade para lidar com as crises do sistema e de seus membros; a terceira é que a cidade tenha habilidade para modificar-se e atender às exigências emergentes; e a quarta condição é que se deve capacitar sua população para usufruir as vantagens do desenvolvimento para seu bem-estar, o que remete a consideração de que um processo educativo e de mobilização sejam componentes importantes no movimento por desenvolvimento humano sustentável. “É importante enfatizar também que a interação, o relacionamento entre as partes é essencial para fazer uma cidade cidadã”, explicou Ennio.

Últimas Notícias

Divulgada premiação do Concurso de...

A Prefeitura de Sobral, por...


FORTALEZA: Praia de Iracema recebe...

A Prefeitura de Fortaleza,...


QUIXADÁ: Cultura urbana é destaque em...

Noite de quarta-feira, 14 de...